O Mandaloriano (2019) - Análise - Uma maravilhosa aventura pelo universo de ''Star Wars''!


 Por: Rudnei Ferreira 


Poucas obras se tornaram realmente marcantes e relevantes para a cultura pop em geral como foi o caso da saga ''Star Wars''. Iniciada em 1977 com o clássico ''Uma Nova Esperança'', nem mesmo o seu criador George Lucas poderia imaginar que a sua criação seria um marco para o entretenimento, iniciando assim uma franquia cinematográfica que entraria para a história do cinema. Com um total de 9 filmes que contam a saga da família Skywalker, dois filmes derivados que se passam entre esses 9 filmes principais, duas series de animação para a televisão, além de quadrinhos, livros, jogos eletrônicos e brinquedos, o diretor e roteirista criou para a cultura pop algo histórico e insuperável, que revolucionou em questões de história e efeitos visuais, influenciando outras obras no decorrer dos anos dentro do gênero de aventura e de ficção científica. ''Rogue One: Uma História Star Wars'' e ''Han Solo: Uma História Star Wars'' foram os filmes derivados da saga que ampliaram ainda mais o rico universo criado por George Lucas e conseguiram, ao seu modo, se sair muito bem, principalmente ''Rogue One''. 

''The Mandalorian'', ou como ficou conhecida no Brasil ''O Mandaloriano'' também segue por esse mesmo caminho. Criada por Jon Favreau, o mesmo responsável por dirigir os dois primeiros filmes do ''Homem de Ferro'' para o Marvel Studios, a série que conta atualmente com duas ótimas temporadas e com um total de 16 maravilhosos episódios é a primeira série em live action do universo ''Star Wars'' e mais uma bem sucedida investida da Lucasfilm e da Disney em contar uma história derivada da franquia, com eventos que se passam entre os filmes principais, o que resultou em uma das melhores coisas que os fãs poderiam pedir e querer com o nome ''Star Wars''. Em outras palavras, ''O Mandaloriano'' é sensacional!






A trama de ''O Mandaloriano'' se passa cinco anos depois dos eventos vistos em ''O Retorno de Jedi'' e aproximadamente 30 anos antes da história de ''O Despertar da Força'' e narra a jornada de Mando (Pedro Pascal), um guerreiro que foi doutrinado pela lendária cultura dos mandalorianos e que ganha a vida pela galáxia como um caçador de recompensas. Durante uma de suas missões, ele é designado a encontrar uma criança, cuja as habilidades e dons são um grande mistério. Porém, um forte laço de amizade nasce entre eles, o que fará com que esse guerreiro Mandaloriano use todas as suas habilidades para proteger a vida da pequena criatura de todo tipo de situação que possa coloca-lo em perigo.  

''O Mandaloriano'' é uma série que pode muito bem ser aproveitada por dois grupos de pessoas: os fãs de longa data de ''Star Wars'' que irão desfrutar de mais um conteúdo envolvendo a saga, e também por aqueles que nunca assistiram nada relacionado a franquia, sendo uma ótima oportunidade para conhecer, depois da série, um pouco mais sobre essa magnifica obra originalmente criada por George Lucas. Voltando no primeiro grupo de pessoas, pelo qual eu mesmo faço parte, a série é um verdadeiro presente para os amantes e admiradores de Star Wars. Isso porque no decorrer de seus 16 episódios divididos em 2 temporadas, existem várias homenagens e referências aos filmes e tantos outros conteúdos relacionados, o que fará brilhar os olhos e acelerar o coração até do fã mais ávido e exigente. Mesmo assim, a série não se apoia apenas nisso pois sabe ser independente e caminhar com as próprias pernas, contando uma nova história que é realmente muito boa. O roteiro de cada episódios é muito bem desenvolvido e trabalhado com muito cuidado, com início, meio e fim satisfatórios e agradáveis, sabendo dosar fã-servisse e novidades com brilhantismo e equilíbrio. Ainda é Star Wars como conhecemos, mas a narrativa permite se inovar em alguns momentos, o que nos dá a oportunidade de conhecer ainda mais sobre a mitologia da saga. Impossível deixar de notar que os realizadores deram a produção, principalmente na primeira temporada, um clima de faroeste muito interessante, evidenciando que os clássicos do Western de gênios como Sergio Leone foram lembrados e serviram sim de inspiração. A cada novo episódio, novas surpresas e conteúdos fazem a alegria dos fãs. Os personagens são ótimos, não apenas o protagonista como também muitos coadjuvantes. Sem contar que a aparição épica de algumas figuras icônicas e conhecidas dentro da franquia, especialmente na segunda temporada, fará com que muitos fãs se arrepiem e vibrem de emoção. O ritmo é perfeito, onde temos ação, drama, suspense e emoção na medida, tudo bem equilibrado e bem utilizado, sem sobrar e nem faltar. 






Além de contar com uma trama muito bem elaborada, ''O Mandaloriano'' é um deslumbrante espetáculo visual, com efeitos visuais cuja a técnica não era vista desde o encerramento da clássica trilogia de filmes na década de 80 e voltou a fazer parte de Star Wars depois que a Lucasfilm se uniu ao grupo Walt Disney. Muitos efeitos práticos como maquiagem, próteses e animatrônico permitiram a criação de criaturas e seres típicos desse universo como é o caso do Baby Yoda (chamado assim pelos fãs, mas que não é o Mestre Yoda) que é a criaturinha mais fofa de toda a saga, e incluo ai também os simpáticos Porgs do filme ''Os últimos Jedi''. Esses efeitos se completam perfeitamente com efeitos digitais caprichados e muito bem renderizados. Vários cenários foram construídos de verdade e muitas cenas foram rodadas em locações de verdade, contribuindo para o tom realista e crível da série. Os figurinos e adereços enchem os olhos com a sua riqueza de detalhes, dando a cada um dos personagens um estilo visual próprio. Cada episódio no decorrer das duas temporadas são muito bem dirigidos por talentosos profissionais, que inclusive traz nomes famosos no comando de alguns desses episódios como é o caso do cineasta Taika Waititi (diretor de filmes como ''Jojo Rabbit'' e ''Thor Ragnarok'') e da atriz Bryce Dallas Howard (que atuou em filmes como ''Jurassic World 1 e 2'', ''Homem-Aranha 3'' e ''Rocketman''). A trilha sonora original da série traz alguns vislumbres do magistral trabalho feito por John Williams para a franquia cinematográfica, sendo tão boa quanto. Conclusão, se os filmes são em sua maioria verdadeiras obras de arte em questões da qualidade de produção, a série ''O Mandaloriano'' não fica devendo em absolutamente nada para os longas-metragens pois é um trabalho igualmente profissional. 







O elenco foi escolhido sabiamente e todos os envolvidos parece que nasceram para dar vida aos seus respectivos personagens. O destaque, claro, fica para Pedro Pascal que dá vida a um protagonista carismático, misterioso e incrivelmente habilidoso. O ator manda tão bem que consegue trazer muitas camadas e sentimentos para o mandaloriano, mesmo que durante quase toda a série ele não mostre o rosto. É um personagem muito bem elaborado, onde tudo relacionado a ele desperta fascínio e atenção do público. Suas cenas com o pequeno bebê que ele precisa proteger são impagáveis, já que a relação entre os dois é cuidadosamente bem desenvolvida, fazendo com que o espectador crie um laço emocional muito forte com ambos, ao ponto de nos emocionar lá pro final da segunda temporada. 

Os demais membros do elenco também tem o seu espaço para brilhar, com boas participações de astros como Gina Carano, Carl Weathers e Ming-Na Wen interpretando os amigos e ajudantes do protagonista. Giancarlo Esposito é o mais fraco, já que o seu vilão dá a impressão de querer ser uma cópia inferior de Darth Vader. Mesmo assim, Esposito é um bom ator e faz o que pode com o personagem. A verdade é que todo o elenco é mais um dos grandes acertos da produção. Talento é o que não falta, me surpreendendo que até mesmo Gina Carano mande bem, sendo que eu a considero uma atriz bem fraca.







''O Mandaloriano'' é ''Star Wars'' em toda a sua glória, sendo uma das melhores produções já criadas pela Lucasfilm e a Disney na atualidade. Bem estruturada, é uma série viciante, rápida, objetiva e brilhante, cujos seus 16 episódios (pelo menos até o momento) passam voando de tão bons e imersivos que são. Para os fãs de longa data, é um verdadeiro presente, cheio de momentos marcantes. Para os iniciantes, desperta o interesse e a curiosidade de conhecer ainda mais sobre esse maravilhoso universo que se passa em uma galáxia muito, muito distante. É uma obra quase impecável que nos mostra o quanto ''Star Wars'' ainda tem fôlego e muito o que contar nas telas. Uma última observação: fiquem até o fim dos créditos finais do último episódio da segunda temporada, pois tem uma cena pós-créditos muito interessante que dá pistas de qual é o próximo capítulo a ser seguido dentro desse universo derivado da saga. 

Nota: ★★★★★★★★★★ 10



O MANDALORIANO (THE MANDALORIAN - SÉRIE ORIGINAL DISNEY PLUS - 2019) - Ação/aventura/ficção científica, DURAÇÃO: de 30 a 50 minutos por episódio. CRIADA E PRODUZIDA POR: Jon Favreau. DIRIGIDA POR: Dave Filoni, Rick Famuyima, Deborah Chow, Bryce Dallas Howard e Taika Waititi. ELENCO: Pedro Pascal, Gina Carano, Carl Weathers, Giancarlo Esposito, Dave Filoni, Katee Sackhoff, Ming-Na Wen, Michael Biehn. CLASSIFICAÇÃO: 12 anos. NOTA NO ROTTEN TOMATOES: 93%


CURIOSIDADES: 

  • Os planos para uma série em live action como ''O Mandaloriano'' foi planejada por George Lucas em meados de 2009. Porém, na época, uma produção dessas era considerada muito cara, o que fez o criador de Star Wars desistir do projeto. 
  • Só o orçamento da primeira temporada de ''O Mandaloriano'' teve o alto custo de 100 milhões, cerca de 13 milhões por cada um dos seus oito episódios. 
  • Assim como foi no caso do Mestre Yoda na trilogia clássica de filmes e em ''Star Wars: Os Últimos Jedi'', o Baby Yoda foi em sua maioria criado com efeitos práticos. Uma série de esboços foram desenvolvidos por Jon Favreau para determinar qual seria a aparência da pequena criatura até chegar ao resultado final visto na série. Para criar os seus movimentos, várias pessoas tiveram que manipulá-lo: um ficava responsável pelos olhos e a cabeça enquanto outros controlavam suas expressões faciais e os demais membros do seu corpo como as mãos e as orelhas. 
  • Depois de ser divulgada a imagem promocional do pequeno, muitos começaram a achar que ele era a versão criança do Mestre Yoda. Porém, tudo não passou de um grande erro já que a trama de ''O Mandaloriano'' se passa poucos anos depois de ''O Retorno de Jedi'', filme no qual é mostrado a última aparição em vida do mestre Jedi. Como a criança é da mesma espécie de Yoda, os fãs carinhosamente o apelidaram de Baby Yoda. 
  • Em várias cenas onde o Mandaloriano aparece, nem sempre era Pedro Pascal que estava por baixo da armadura e do capacete. Isso porque o ator dividiu os trabalhos de interpretação com os dublês Brendan Wayne e Lateef Crowder. 
  • Mesmo que já faça anos que George Lucas não se envolva pessoalmente com uma produção relacionada ao universo de Star Wars, o diretor e roteirista e antigo dono da Lucasfilm chegou a visitar os set de filmagens da série, dando sua benção a produção e inclusive brincando com o boneco do Baby Yoda. 
  • Durante uma das cenas finais da primeira temporada, Pedro Pascal aparece ferido ao tirar o seu capacete. De acordo com o próprio ator, os ferimentos eram reais, já que ele realmente cortou o nariz durante as filmagens, o que acabou lhe rendendo sete pontos. 
  • Pedro Pascal se inspirou nas obras de grandes diretores como Akira Kurosawa e Sergio Leone para poder interpretar o protagonista da série. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taken (2002) - Análise - Uma minissérie fascinante sobre Alienígenas e a natureza humana!

O expresso Polar (2004) - Análise - Mágico e deslumbrante como o Natal!

Spirit: O Corcel Indomável (2002) - Análise - Uma maravilha cinematográfica animada!

Cidade Invisível (Série Original Netflix - 2021) - Análise - O Folclore Brasileiro para adultos!

A Lista de Schindler (1993) - análise - Obra-Prima insuperável de Steven Spielberg!

Fantasmas do Abismo (2003) - Um incrível mergulho pela história!

Curiosidades e fatos sobre o Oscar - Especial RECOMENDO FILMES!

OS 10 MELHORES FILMES DE TERROR NA MINHA OPINIÃO

Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) - Análise - O filme que a Liga da Justiça e os fãs mereciam!