Curiosidades e fatos sobre o Oscar - Especial RECOMENDO FILMES!




 Por: Rudnei Ferreira 


Todos os anos os cinéfilos e amantes da sétima arte celebram o Oscar, a maior premiação do cinema mundial que em sua cerimônia prestigia os melhores do ano em diversas categorias cinematográficas. Desde a primeira entrega do prêmio em 1929, ano após ano esse mega evento do cinema é realizado. Com a aproximação de mais uma edição dessa festa, o Recomendo Filmes traz para vocês, amantes e admiradores da sétima arte um especial com algumas curiosidades, fatos e informações sobre o Oscar. Vamos lá!

Foi no dia 16 de maio de 1929 que a Academia de Artes e Ciências Cinematográfica realizou a sua primeira cerimônia do Oscar no Hotel Roosevelt em Hollywood. Nessa cerimônia, foram prestigiados e premiados os filmes realizados nos anos de 1927 e 1928. No entanto, a primeira vez que uma cerimônia do Oscar foi transmitida pela televisão foi em 1953. Porém, a transmissão foi exibida apenas para os Estados Unidos e o Canadá. Em 1966, era realizada a primeira transmissão em cores da festa e foi somente em 1969 que o Oscar passou a ser transmitido em todo o mundo. No Brasil e no México, a maior festa do cinema pode ser acompanhada ao vivo somente a partir de 1970. 

Primeira cerimônia do Oscar em 1929 no Hotel Roosevelt, Hollywood.

Todos os anos, durante a cerimônia, os melhores do ano são premiados com uma pequena estatueta dourada de 35 cm de altura que pesa aproximadamente 4 quilogramas. Ela é feita de estanho folheado a ouro. Sua imagem humanoide representa um cavaleiro em um pedestal com formato de rolo de filme. Foi originalmente concebida para a primeira cerimônia de 1929 pelo diretor de arte Cedric Gibbon e pelo escultor George Stanley. Durante a Segunda Guerra Mundial, com a limitação do aço, a estatueta foi confeccionada com gesso e pintada com tinta dourada. Com o fim do conflito, os vencedores do Oscar na época tiveram suas estatuetas trocadas pela original. 

A tão cobiçada estatueta do Oscar

No total, o Oscar premia os melhores através de 23 categorias que são: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme de Animação, Melhor Filme Internacional, Melhor Documentário em Longa Metragem, Melhor Documentário em Curta Metragem, Melhor Curta Metragem em Live Action, Melhor Curta Metragem em Animação, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Som, Melhor Edição de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem e penteado, Melhor Figurino, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais. Além disso, a academia concede prêmios especiais como o Oscar honorário, o Oscar Científico e Técnico, o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg, o Prêmio Humanitário Jean Hersholt e o Prêmio Gordon E. Sawyer. 

Até hoje, dois filmes brasileiros receberam mais indicações da academia. Foram eles ''Cidade de Deus'' (2002)  e ''O Beijo da Mulher-Aranha'' (1985). Até o ano de 2017, o nosso país já havia escrito 46 filmes no Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional. Quatro deles conseguiram ser indicados: ''O Pagador de Promessas'' (1962), ''O Quartilho'' (1996), ''O Que é Isso, Companheiro?'' (1997) e ''Central do Brasil'' (1998). 

''CIDADE DE DEUS'' (2002), dirigido por Fernando Meirelles é até hoje um dos filmes brasileiros com mais indicações ao Oscar. 

O primeiro filme a bater recordes de indicações ao Oscar na história do cinema foi o clássico ''Ben-Hur'', aclamado longa de 1959 dirigido por William Wyler. No total, o filme foi indicado em 12 categorias e levou para casa 11 estatuetas, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. Foi preciso três décadas para que o seu posto de filme que mais foi indicado e venceu estatuetas na história fosse ocupado por outra produção cinematográfica. Durante a cerimônia de 1998, ''Titanic'' (1997), o épico romântico dirigido por James Cameron, baseado na verdadeira tragédia do navio Titanic, recebeu incríveis 14 indicações, mas se igualou a ''Ben-Hur'' ao ganhar 11 Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. A trindade foi concluída, pelo menos até agora, em 2004, quando o espetacular ''O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei'' (2003) foi indicado e ganhou 11 Oscars, também incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Até os dias de hoje, essas três obras magnificas são os únicos filmes da história do cinema a terem mais indicações e ganharem mais Oscars. 

''Ben-Hur'', ''Titanic'' e ''O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei'' são até hoje os filmes com o maior número de vitórias no Oscar, totalizando 11 estatuetas cada.
 

Entretanto, outras super produções entraram para a história do cinema como os filmes mais premiados pela academia do Oscar. O musical ''Amor, Sublime Amor'' de 1961, que recentemente ganhou um remake pelas mãos de Steven Spielberg, foi agraciado com 10 estatuetas, assim como ''Gigi'' (1958), ''O Paciente Inglês'' (1996) e ''O Último Imperador'' (1987), ambos com 9 vitórias. O clássico ''Minha Bela Dama'' de 1964 saiu no final da cerimônia de 1965 vitorioso com 8 estatuetas, assim como ''Gandhi'' (1982) e ''Quem Quer Ser Um Milionário'' (2008) levaram o mesmo número de Oscar nos anos em que foram indicados. 

Vamos agora a alguns fatos: 

  • Em 1938, a cerimônia do Oscar foi marcada como a primeira da história a ser suspensa. Isso porque uma grande inundação tomou conta de Los Angeles na época, afetando o local do evento. Depois disso, outros dois incidentes adiaram a maior festa do cinema: o assassinato de Martin Luther King em 1968 e um atentado sofrido pelo até então presidente Ronald Reagan em 1981. 
  • Maryl Streep é uma das atrizes mais talentosas de todos os tempos e não tem como discordar disso. E todo esse talento foi muito bem recompensado ao longo dos anos em que ela trabalha na indústria cinematográfica. Ao todo, Maryl ganhou 3 vezes o Oscar de Melhor Atriz e já foi indicada 22 vezes, pelo menos até o presente momento. Na sua frente, só está a lendária Katharine Hepburn que ganhou ao longo de sua carreira 4 vezes, mas perde para Maryl em questão de indicações, tendo no total 12 delas. 
  • Até hoje, somente dois atores levaram o Oscar de Melhor Ator por interpretarem um mesmo personagem. Marlon Brando viveu Vito Corleone em ''O Poderoso Chefão'' (1972) e Robert DeNiro o interpretou na sequência de 1974 ''O Poderoso Chefão 2''. 
  • Até hoje, somente três filmes na história do Oscar levaram a estatueta em suas cinco categorias principais (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro). Foram eles ''Aconteceu Naquela Noite'' (1934), ''Um Estranho no Ninho'' (1975) e ''O Silêncio dos Inocentes'' (1991). 
  • Infelizmente, alguns dos maiores diretores de todos os tempos nunca ganharam um Oscar de Melhor Diretor, como é o caso de Stanley Kubrick, Charles Chaplin, Orson Welles e Alfred Hitchcock. Dá pra acreditar nessa injustiça? 
  • No caso de Charles Chaplin, o nosso eterno Carlitos recebeu um Oscar Honorário em 1972 onde a academia o premiou pelo conjunto total de sua obra. 
  • O clássico de animação da Walt Disney ''Pinóquio'' de 1940 foi o primeiro filme do gênero a ganhar o Oscar de Melhor Canção Original. 
  • ''...E O Vento Levou'' (1939) entrou para a história como o primeiro filme colorido a levar o Oscar de Melhor Filme. 
  • Kathryn Bigelow é lembrada por ser a primeira mulher a ganhar o Oscar de Melhor Diretor na história da cerimônia. Ela levou o prêmio pelo filme ''Guerra ao Terror'' (2009). 
  • A saudosa atriz Hattie McDaniel foi a primeira mulher negra a ganhar um Oscar. Tal feito tão importante para a história do cinema aconteceu na cerimônia de 1940 quando Hattie levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance no filme ''...E O Vento Levou''
  • Um acontecimento mais recente já entrou para a história como o primeiro nos mais de 90 anos da premiação. Durante a cerimônia de 2017, o filme ''La La Land: Cantando Estações'' (2016) foi anunciado como o grande vencedor do Oscar de Melhor Filme daquele ano. Entretanto, um envelope trocado foi entregue por engano aos apresentadores do prêmio, Warren Beatty e Faye Dunaway. Confusos, eles anunciaram ''La La Land'' como o vencedor, mas as inscrições no papel na verdade anunciavam Emma Stone como Melhor Atriz pelo filme. Logo em seguida, o envelope correto foi entregue anunciado o verdadeiro vencedor na categoria de Melhor Filme. O escolhido foi ''Moonlight: Sob a Luz do Luar'' (2016). 
Hattie McDaniel foi a primeira atriz negra a ganhar um Oscar em 1940 pelo filme ''...E O Vento Levou'' (1939)


Kathtyrin Bigelow foi a primeira mulher na história da academia a vencer o Oscar de Melhor Direção em 2010 pelo filme ''Guerra ao Terror'' (2009)


  • Ainda falando em conquistas femininas no Oscar, a chinesa Chloe Zao foi a primeira cineasta asiática a vencer o prêmio na categoria ''Melhor Direção'' pelo filme ''Nomadland'' (2020). 
  • Nos mais de 90 anos de celebração do Oscar, nunca um filme não falado em inglês havia vencido na categoria de ''Melhor Filme''. Felizmente, isso mudou na cerimônia de 2020 quando ''Parasita'' (2019) surpreendeu a todos levando não apenas o Oscar de Melhor Filme Internacional como também o Oscar de Melhor Filme, além da estatueta de Melhor Diretor para o sul-coreano Bong Joon-ho. Ele e seu filme fizeram história, abrindo espaço para novas conquistas de produções estrangeiras no Oscar. 
  • Alguns detalhes interessantes: ''O Exorcista'' (1973) foi o primeiro filme de terror da história a receber uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme. Infelizmente, ele não ganhou. O prêmio só foi entregue para um longa do gênero em 1992 para ''O Silêncio dos Inocentes'' (1991). Ainda falando em pioneiros, ''O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei'' (2003) será lembrado para sempre como o primeiro filme de fantasia a vencer o Oscar de Melhor Filme. 
  • ''Shrek'' (2001), longa de animação que faz paródias com os contos de fadas fez um sucesso astronômico com o público e critica no seu ano de lançamento. A academia do Oscar também se rendeu ao charme do simpático ogro verde. Tanto que eles decidiram criar a categoria de ''Melhor Filme de Animação'' para premiá-lo. Sendo assim, a obra animado de Andrew Adamson foi o primeiro do gênero a vencer na categoria. 
A cineasta Chloe Zao foi a primeira asiática a ganhar um Oscar de Melhor Direção pelo filme ''Nomadland'' (2020)


Bong Jooh-Ho, diretor de ''Parasita'' (2019), o primeiro filme estrangeiro a vencer o Oscar de Melhor Filme


''Shrek'' (2001) foi o primeiro filme de animação da história a ganhar o Oscar nessa categoria. A categoria em si foi criada especialmente para premiá-lo e foi incluída na cerimônia a partir de então. 


Esse foi um resumo dos principais fatos e curiosidades sobre o Oscar, a maior festa do cinema mundial. Espero que tenham gostado, meus queridos. Um grande abraço e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taken (2002) - Análise - Uma minissérie fascinante sobre Alienígenas e a natureza humana!

O expresso Polar (2004) - Análise - Mágico e deslumbrante como o Natal!

Cidade Invisível (Série Original Netflix - 2021) - Análise - O Folclore Brasileiro para adultos!

Spirit: O Corcel Indomável (2002) - Análise - Uma maravilha cinematográfica animada!

Fantasmas do Abismo (2003) - Um incrível mergulho pela história!

A Lista de Schindler (1993) - análise - Obra-Prima insuperável de Steven Spielberg!

O Mandaloriano (2019) - Análise - Uma maravilhosa aventura pelo universo de ''Star Wars''!

Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) - Análise - O filme que a Liga da Justiça e os fãs mereciam!

OS 10 MELHORES FILMES DE TERROR NA MINHA OPINIÃO