STAR WARS: EPISÓDIO 6 - O RETORNO DE JEDI (1983) - ANÁLISE - UMA CONCLUSÃO SATISFATÓRIA PARA UMA TRILOGIA CLÁSSICA!


 

Por: Rudnei Ferreira 


Star wars conquistou e conquista o mundo desde 1977, época que foi lançado nos cinemas ''Uma nova esperança'', o primeiro grande sucesso da brilhante saga de ficção científica criada por George Lucas. Em 1980, ''O império contra-ataca'', se mostrou sendo o melhor filme dessa trilogia clássica e um dos melhores filmes de toda a franquia Star Wars. Eis que em 1983, a primeira grande conclusão da saga ganhava as telas do cinema. ''O retorno de jedi'' é uma conclusão satisfatória e, mesmo que não seja perfeito, ainda assim é um dos melhores exemplares de Star Wars. 




O filme se passa um ano depois dos acontecimentos vistos em ''O império contra-ataca''. Luke Skywalker (Mark Hamill), agora um cavaleiro Jedi,  a princesa Leia (Carrie Fisher), o contrabandista Lando Calrissian (Billy Dee Williams) e Chewbacca (Peter Mayhew) partem para o planeta Tatooine para resgatar e salvar Han Solo (Harrison Ford) que foi preso pelo vilão Jabba, O Hutt (Larry Ward). Porém, para que seja possível destruir a ameaça do império e acabar de vez com a guerra, Luke precisa confrontar de uma vez por todas em um combate épico o sombrio Darth Vader (Sebastian Lewis Shaw / James Eatl Jones) e seu mestre, o imperador Palpatine / Darth Sídious (Ian McDiarmid), que planejam atrair o jovem Jedi para o lado sombrio da força. 




''O retorno de Jedi'' é uma aventura de proporções épicas, que responde perguntas deixadas nos dois capítulos anteriores e encerra arcos deixados durante toda  a trilogia. E nisso, ele cumpre muito bem seu papel. O clima de decisão toma conta da história e é muito legal ver como os heróis evoluíram bastante ao longo desses três episódios. Depois da chocante revelação sobre quem era o pai de Luke no episódio anterior, um novo segredo envolvendo a família Skywalker vem à tona. Claro que hoje em dia, esse segredo não é nenhuma surpresa, ainda mais depois do lançamento dos episódios 1,2 e 3. Mas em 1983, a revelação foi tão impressionante quanto aquela vista nos minutos finais de ''O império contra ataca''. Um acontecimento importante, que moldou Star Wars ainda mais e colocou a saga na história do cinema

O longa possui um ritmo muito bom e é repleto de sequências memoráveis. A começar por tudo que se passa no palácio do vilão Jabba, O Hutt, que resulta em um combate eletrizante e um desfecho digno. O último encontro de Luke e o Mestre Yoda e a aparição decisiva de Obi Wan Kenobi, com uma revelação bombástica também são marcantes para os fâs. E o que falar do duelo final de Luke contra Darth Vader e o imperador Palpatine/Darth Sídious. Simplesmente épico e emocionante, onde os duelos de sabre de luz são os melhores da trilogia e onde finalmente vemos Darth Vader em um grande conflito interno. O ponto menos favorecido pelo roteiro envolve o planeta Endor. É onde o filme perde um pouco o ritmo, principalmente por causa da figura dos Ewoks, os pequenos e fofos habitantes do lugar. Talvez o filme fluísse melhor se cortasse muito desses acontecimentos em Endor, onde algumas coisas não fazem sentido nenhum, para dar mais espaço à outros momentos muito melhores que mereciam mais tempo em tela. Mesmo destoando dos demais acontecimentos, o filme se mantém firme e não deixa de ser muito bom.



  

A trilogia clássica sempre foi um grande exemplo de primor técnico de muita qualidade. Em ''O retorno de Jedi'', essa qualidade se mantém com maestria. Os vários efeitos práticos se casam perfeitamente com os efeitos visuais da época. Embora a tela verde seja nítida em alguns momentos, é admirável como os efeitos visuais, assim como nos dois filmes anteriores, envelheceram muito bem. Bem dirigidas, as cenas de ação apresentam uma grande evolução que começaram em ''O império contra-ataca'' e aqui, chegam no seu auge. A fotografia, embora menos impressionante que o filme anterior, ainda se mantém belíssima. O uso da maquiagem, marionetes e animatrônico trazem criaturas de todos os tipos e espécies, algo comum no universo Star Wars, como a figura de Jabba The Hutt, que consegue ser asqueroso e visualmente muito impressionante e realista. Tais elementos, confesso, tornaram-se menos impressionantes principalmente com as mudanças visuais feitas por George Lucas com o passar dos anos. Mesmo assim, é possível vislumbrar toda essa beleza visual até hoje. 

Por último, a magistral trilha sonora do mestre John Williams se mantém épica e grandiosa, tanto nas sequências de ação quanto nos segmentos mais tocantes. 



O elenco brilha, mantendo a qualidade dos filmes anteriores. Mark Hamill impressiona pela grande evolução do seu Luke Skywalker, deixando para atrás a imagem do fazendeiro simples e ingênuo para um cavaleiro Jedi poderoso, ficando marcado como um dos maiores heróis de Star Wars. Carrie Fisher e Harrison Ford são o casal perfeito e juntos, são uma dupla ainda melhor. Ian McDiarmid em sua primeira aparição na franquia é impagável como o Imperador Palpatine, ou o Lord Sombrio Darth Sídious. O vilão é icônico, ameaçador e com um charme manipulador incrível. Não é a toa que McDiarmid foi convidado a reprisar o personagem na trilogia Prequel, pois sua atuação é impecável e o personagem é um grande antagonista. O inesquecível Darth Vader permanece sendo um vilão imponente e com presença, mas dessa vez, é interessante seu conflito interno rumo à uma redenção. E o elenco de apoio se sai ainda melhor, tendo grande importância principalmente na épica batalha final contra o Império. Elenco de qualidade em uma história de qualidade. 



''O retorno de Jedi'' mesmo com com uma falha ou outra, consegue ser um desfecho magnífico, emocionante e épico para a clássica trilogia de Star wars. É um encerramento digno para personagens tão marcantes e adorados e um final de respeito para a épica jornada de Luke, Leia e Han Solo. Se tivesse se encerrado aqui, Star Wars ainda seria histórico e inesquecível. Mas a saga continuou nas telas e graças a trilogia clássica, podemos ser eternamente gratos. E viva Star Wars! 

Nota: 🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟 9



STAR WARS: EPISÓDIO 6 - O RETORNO DE JEDI (STAR WARS: EPISODE 4 - RETURN OF THE JEDI - 1983) - Aventura/Ficção Cientifica, 134 Minutos. / DIREÇÃO: George Lucas e Richard Marquand. - ELENCO: Mark Hamill, Carrie Fisher, Harrison Ford, James Earl Jones, Sebastian Lewis Shaw, Ian McDiarmid, Lary Ward, Jeremy Bullock, Frank Oz, Alec Gunness, Billy Dee Williams, Peter Mayhew, Kenny Baker. CLASSIFICAÇÃO: Livre. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taken (2002) - Análise - Uma minissérie fascinante sobre Alienígenas e a natureza humana!

O expresso Polar (2004) - Análise - Mágico e deslumbrante como o Natal!

Cidade Invisível (Série Original Netflix - 2021) - Análise - O Folclore Brasileiro para adultos!

Spirit: O Corcel Indomável (2002) - Análise - Uma maravilha cinematográfica animada!

Fantasmas do Abismo (2003) - Um incrível mergulho pela história!

Curiosidades e fatos sobre o Oscar - Especial RECOMENDO FILMES!

A Lista de Schindler (1993) - análise - Obra-Prima insuperável de Steven Spielberg!

O Mandaloriano (2019) - Análise - Uma maravilhosa aventura pelo universo de ''Star Wars''!

Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) - Análise - O filme que a Liga da Justiça e os fãs mereciam!

OS 10 MELHORES FILMES DE TERROR NA MINHA OPINIÃO