O expresso Polar (2004) - Análise - Mágico e deslumbrante como o Natal!


 Por: Rudnei Ferreira 


Todo ano, milhares de filmes com temática natalina tomam conta das grandes telas do cinema. Atualmente, como bem sabemos, os serviços de Streaming como a Netflix aderiram a moda e produzem conteúdos com a temática. Robert Zemeckis é considerado um dos diretores de cinema mais criativos da atualidade. Responsável por obras consagradas como a trilogia ''De volta para o futuro'', decidiu embarcar na onda de filmes que falam do Natal. Em dezembro de 2004, ''O expresso Polar'' chegou aos cinemas. Um filme de animação visualmente deslumbrante e também ousado, já que chegou a entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o primeiro longa de animação computadorizada realizado com captura de movimentos dos próprios atores envolvidos, sendo um verdadeiro marco para a época e um dos projetos mais ambiciosos do diretor

Além disso, Zemeckis trouxe para o elenco de vozes e de captura de movimentos, o talentosíssimo Tom Hanks, que já havia trabalhado com o diretor em filmes como ''Forrest Gump: o contador de histórias'' e ''Náufrago''. O resultado é um filme encantador, leve, criativo e muito mágico, como só o Natal pode proporcionar. 



 

O filme conta a história de um garoto desacreditado do Natal e de toda a sua magia. Tudo muda quando ele é convidado a embarcar no ''Expresso Polar'', um imponente trem que está a caminho do Polo Norte, onde mora o Papai Noel. Ao lado de novos amigos, ele embarca na viagem da sua vida, cheia de descobertas, em uma aventura mágica e inesquecível. 





''O expresso Polar'' é uma encantadora história que possui a magia e a grandeza do Natal. É uma história contada pelo ponto de vista do olhar inocente de uma criança e, ao assistir, nos faz parar e refletir como essa inocência vai se perdendo com o tempo. O filme nos proporciona justamente isso: a possibilidade de se divertir e se encantar com algo puro, inocente e sem maldades, trazendo aquela sensação boa de voltar a ser criança. É incrível como o mundo é melhor sob o ponto de vista de uma criança e o roteiro nos entrega exatamente essa sensação, onde tudo é mais fácil quando se tem a inocência da infância. É um filme que desperta bons sentimentos, trazendo um sorriso sincero e verdadeiro enquanto assistimos, talvez por despertar em nós somente coisas boas e positivas. 

Além disso, o roteiro baseado no livro infantil de mesmo nome escrito por Chris Van Allsburg valoriza em sua narrativa temas como bondade, amizade, respeito e amor ao próximo e, principalmente, como é bom usar esses princípios com  aqueles que amamos e nos importamos. Juntando-se a isso, temos todos os elementos que fazem parte do Natal e que desperta nossa imaginação e alegria para a magia dessa data tão amada e celebrada. A cultura, a tradição, os detalhes, tudo isso nos encanta todos os anos, fazendo com que muitos anseiem pela chegada do 25 de dezembro. E ''O expresso Polar'' cria essa sensação de ansiedade e deslumbramento em cima da data. 




Mesmo com exatos 16 anos de seu lançamento, o filme continua visualmente deslumbrante. A qualidade de animação enche os olhos, mostrando um trabalho competente de seus animadores. A técnica de animação consiste em captura de movimentos, onde os atores, além de emprestarem suas vozes para os personagens, emprestam também seus movimentos. Ou seja, estamos vendo atuações de verdade através de seres digitais, e o resultado é muito bom. Claro que nem tudo é perfeito em questão da animação, como por exemplo na criação dos personagens humanos. Seus olhares vazios e sem expressões são perceptíveis, mostrando que a tecnologia ainda não conseguiu recriar perfeitamente todos os aspectos que fazem parte da  anatomia humana, o que pode causar a sensação de estranhamento, nos jogando no chamado ''Vale da estranheza''. 

Porém, isso é apenas um detalhe, já que tirando isso, a técnica de animação utilizada aqui é revolucionária em impressionante, algo que abriu portas para outras produções futuras que fizeram e fazem uso do recurso de captura de movimentos. Robert Zemeckis nos traz uma excelente criação de mundos, com cenários deslumbrantes e ricos em detalhes que enchem nossos olhos. O roteiro, mesmo com uma história bem simples, possui um ritmo gostoso e leve de acompanhar e os personagens são agradáveis. Nem todos, é verdade, mas a maioria deles são, o que ajuda o espectador a se envolver e investir ainda mais na história. 





O elenco de vozes é sensacional, mas quem se destaca é Tom Hanks, que interpreta pelos menos seis personagens, incluindo o carismático condutor do Expresso Polar. Aqui, a maioria dos personagens não tem nome, mas nos apegamos a eles de tal maneira que o nome é o menos importante. É um trabalho impecável de vozes e interpretações dignos de muitos elogios. 

''O expresso Polar'' é mágico, encantador, simples e puro como a verdadeira magia do Natal. É um sonho de criança que nos faz mergulhar de cabeça no espirito dessa data tão festiva. Com um visual lindo e uma história simples, mas funcional, Robert Zemeckis e Tom Hanks deram vida á um clássico de Natal e um dos melhores filmes do gênero, que desperta em quem assiste energias e pensamentos super positivos. Um entretenimento que encanta todas as idades. 

Nota: ★★★★★★★★★ 9




O EXPRESSO POLAR (THE POLAR EXPRESS - 2004) - Animação/fantasia/aventura, 100 Minutos. / ESCRITO, PRODUZIDO E DIRIGIDO POR: Robert Zemeckis. - ELENCO: Tom Hanks, Daryl Sabara, Eddie Deezen, Michael Jeter, Nona Gaye, Leslie Harter Zemeckis, Peter Scolari, Josh Hutcherson, Steve Tyler. CLASSIFICAÇÃO: Livre. NOTA NO ROTTEN TOMATOES: 56%




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taken (2002) - Análise - Uma minissérie fascinante sobre Alienígenas e a natureza humana!

Cidade Invisível (Série Original Netflix - 2021) - Análise - O Folclore Brasileiro para adultos!

Spirit: O Corcel Indomável (2002) - Análise - Uma maravilha cinematográfica animada!

Fantasmas do Abismo (2003) - Um incrível mergulho pela história!

Curiosidades e fatos sobre o Oscar - Especial RECOMENDO FILMES!

A Lista de Schindler (1993) - análise - Obra-Prima insuperável de Steven Spielberg!

O Mandaloriano (2019) - Análise - Uma maravilhosa aventura pelo universo de ''Star Wars''!

Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) - Análise - O filme que a Liga da Justiça e os fãs mereciam!

OS 10 MELHORES FILMES DE TERROR NA MINHA OPINIÃO