O Predador (1987) - Análise - Arnold Schwarzenegger em sua melhor forma nesse clássico de ação e ficção científica!




 Por: Rudnei Ferreira 


Alienígenas e discos voadores sempre geraram um grande fascínio e interesse na humanidade. A questão se estamos sozinhos ou não no universo já foi e é feita e discutida até hoje, sendo que há aqueles que acreditam e outros não. O fato é que o tema rende bastante, inclusive no cinema, afinal, podemos encontrar vários filmes de extraterrestres por ai, de todas as formas e jeitos. Ao tocar no assunto de alienígenas famosos do cinema, um logo nos vem na mente: O Predador. Também conhecido como Yautja pelos fãs mais fervorosos, a criatura foi criada na década de 80 pela dupla de irmão Jim e John Thomas e entrou para a história como um dos alienígenas mais assustadores, sanguinários e estilosos da história do cinema e da cultura pop em geral, fazendo aparições também em livros, games e quadrinhos. 

Devido ao sucesso de sua criação, a assustadora criatura colecionadora de corpos e ossos estrelou uma série de filmes, onde ele é o protagonista ou divide a tela com o Xenomorfo, outra criatura alienígena que se popularizou graças a série de filmes ''Alien''. Sua última aparição, pelo menos até agora, foi em 2018 no filme dirigido por Shane Black. Mas hoje estou aqui para falar sobre o longa que deu origem a mitologia do Yautja. Um clássico de 1987, dirigido por John McTiernan e estrelado pelo astro dos filmes de ação Arnold Schwarzenegger. 





O filme acompanha uma equipe de soldados americanos liderados pelo corajoso Major Alan Dutch (Arnold Schwarzenegger) que foram contratados para realizar uma missão de resgate na selva da América Central para trazer de volta alguns políticos presos na Guatemala. Porém, algo dá errado e a equipe começa a achar vários cadáveres pelo caminho, todos em situações extremamente deploráveis e muito mutilados. Conforme avançam pela selva e encontram mais corpos, Dutch e sua equipe descobrem que estão sendo caçados por uma imponente e perigosa criatura extraterrestre, cheia de tecnologia, inteligência e habilidades especiais, disposta a matar e usar os corpos como troféus. Agora, Dutch precisa usar sua astúcia e habilidades militares para confrontar esse mortal inimigo. 

''O Predador'' é um baita filme de ação e um típico bom representante do gênero dos anos 80 e 90. Ou seja, aquela ação divertida, com uma história simples. Mas o grande atrativo desses filmes era justamente as sequências de ação e seus heróis marombados. É isso que o público fã do gênero procura quando vai assistir um bom filme de ação, sem se preocupar com a história. É  justamente isso que ''O predador'' nos entrega e continua funcionando tão quanto funcionou na época de seu lançamento. Claro, eu não era nascido em 1987, mas acredito que o filme envelheceu muito bem, pois para mim ele funciona e entrega o que se propõe a fazer. Se a ação funciona, o elemento de ficção científica é bem utilizado também. Afinal, ver Arnold Schwarzenegger e seus companheiros enfrentando uma criatura alienígena marombada no meio da selva no melhor clima da Guerra do Vietnã é muito legal de se ver. 





O filme surpreende pela qualidade de sua produção. As cenas de ação são bem carregadas na violência, onde o sangue é bem presente na tala e pode impressionar os mais sensíveis, principalmente para mostrar o poder e a capacidade de matar do Predador. Tamanho impacto dessas cenas é possível por conta do excelente uso de vários efeitos práticos, como maquiagem e explosões de verdade, o que torna tudo ainda mais realista. Os efeitos em CGI são inseridos apenas para criar a camuflagem da criatura e os tiros saídos da sua arma. De resto, é tudo feito de verdade, o que é muito bom. Efeitos práticos sempre envelhecem melhor do que efeitos digitais e ''O Predador'' é mais um de tantos filmes que comprovam isso. Claro, não existia a tecnologia que temos hoje para os efeitos visuais, mas tudo isso só deixa filmes como esse ainda mais especiais. Para contribuir ainda mais com o impacto dessas cenas violentas de ação, vale destacar a edição de som e a montagem, que embora frenética em alguns momentos, injeta mais energia para as cenas e deixa o ritmo do filme muito empolgante. A cinematografia explora cenários e locações reais, com luzes e sons dos ambientes, dando preferência mais uma vez para o aspecto realista do longa. 

As atuações são bem normais e não tem nada de especial, algo que sempre fez parte dos filmes de ação dessa época, pois ninguém se importava muito se um ator ou atriz estava atuando bem. O que importava mesmo era ver a pancadaria e os tiros. Mesmo assim, vale a pena mencionar a boa performance de Arnold Schwarzenegger. O astro, assim como em outros longas protagonizados por ele, não entrega uma atuação digna do Oscar. Muito longe disso. Mas a sua boa forma física e o seu carisma são mais do que motivos suficientes para curtir e torcer pelo seu personagem. E nas cenas de ação, o ator não faz feio. É divertido vê-lo em ação e sua presença sem dúvida é uma das melhores coisas do filme. Impressiona também a figura imponente e ameaçadora do Predador. Com um figurino avantajado e a mistura de maquiagem e animatrônico, a criatura ganha muito destaque e presença em cena graças a performance de corpo do ator Kevin Peter Hall. Mesmo sendo evidente que o que estamos vendo em cena é um homem vestindo a roupa da criatura, o resultado é satisfatório, tornando possível crer que essa criatura alienígena fascinante realmente é real dentro da trama. Já o resto do elenco está bem funcional. São caricatos, mas ainda assim, funcionam com seus personagens. 





''O Predador'' não é uma obra-prima do cinema, mas é um filme de ação muito bom e extremamente empolgante e divertido. É um clássico do gênero, que também mistura ficção científica e suspense e a sua qualidade de produção e a boa direção de John McTiernan tornam o longa imperdível para todos os fãs de um dos alienígenas mais legais e assustadores da sétima arte. É um filme realmente bom de uma franquia que tem altos e baixos, mas ainda assim muito divertida, além de ter dado início a tudo o que sabemos ou podemos saber sobre o poderoso Yautja. Prepare a pipoca, os amigos e curta esse clássico cheio de ação, sangue, sustos e diversão, pois vale muito a pena. 

Nota: ★★★★★★★★ 8



O PREDADOR (THE PREDATOR - 1987) - Ação, Ficção Científica, 107 minutos. DIRIGIDO POR: John McTiernan. ELENCO: Arnold Schwarzenegger, Carl Weathers, Kevin Peter Hall, Jesse Ventura, Bill Duke, Sonny Landham, Elpidia Carrilo, Shane Black. CLASSIFICAÇÃO: 16 Anos. NOTA NO ROTTEN TOMATOES: 81%


CURIOSIDADES: 

* ''O predador'' arrecadou em seu primeiro mês a quantia de 40 milhões, sendo que o custo de produção foi de 10 milhões. Para os padrões de hoje em Hollywood, pode não parecer muito, mas naquela época era muito dinheiro ganho e investido. 

* O astro do cinema de ação Jean-Claude Van Damme tinha sido escolhido para interpretar o Predador. Porém, dois dias depois de começar as suas filmagens, o ator abandonou a produção porque seu nome não seria creditado no filme. Portanto, Van Damme acabou sendo substituído por Kevin Peter Hall. 

* O ator e diretor Shane Black faz parte do elenco do filme. Curiosamente, ele foi o escolhido para comandar a direção do longa com a criatura lançado em 2018 

* Além do clássico de 1987 estrelado por Arnold Schwarzenegger, o Predador participou de outras produções cinematográficas que foram: ''O Predador 2: A Caçada Continua'' (1990), ''Alien vs Predador'' (2005), ''Alien vs Predador 2'' (2007), ''Predadores'' (2010) e ''O Predador'' (2018). 

* ''O predador'' além de ter sido um sucesso de bilheteria e bem avaliado pela crítica, recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de ''Melhores Efeitos Visuais''.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taken (2002) - Análise - Uma minissérie fascinante sobre Alienígenas e a natureza humana!

O expresso Polar (2004) - Análise - Mágico e deslumbrante como o Natal!

Cidade Invisível (Série Original Netflix - 2021) - Análise - O Folclore Brasileiro para adultos!

Spirit: O Corcel Indomável (2002) - Análise - Uma maravilha cinematográfica animada!

Fantasmas do Abismo (2003) - Um incrível mergulho pela história!

Curiosidades e fatos sobre o Oscar - Especial RECOMENDO FILMES!

A Lista de Schindler (1993) - análise - Obra-Prima insuperável de Steven Spielberg!

O Mandaloriano (2019) - Análise - Uma maravilhosa aventura pelo universo de ''Star Wars''!

Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) - Análise - O filme que a Liga da Justiça e os fãs mereciam!

OS 10 MELHORES FILMES DE TERROR NA MINHA OPINIÃO