OS 10 MELHORES FILMES DE TERROR NA MINHA OPINIÃO

 




Por: Rudnei Ferreira


Terror é um gênero cinematográfico de divide opiniões. Tem aqueles que adoram curtir uma boa produção com direito à muitos sustos, sangue e tensão. Já outros passam longe desse gênero. Eu sou daqueles que também curte um bom filme de terror. Mesmo que hoje em dia, o gênero esteja recheado de produções fracas e sem qualidade, sempre tem um filme ou outro que se destaca e merece ser conferido. Pensando nisso, hoje trago 10 filmes que considero os melhores do gênero e merecem ser conferidos. Lembrando que assim como foi na minha lista dos 11 Melhores filmes baseados em HQs, essa lista se baseia no meu gosto pessoal, portanto pode divergir da sua opinião ou não. Também não é uma lista que numerei do meu favorito para o menos favorito. É apenas uma lista aleatória com os filmes que mais gosto no gênero. Dito isso, seja bem vindo e vamos lá. 


1. INVOCAÇÃO DO MAL (2013)


Abrindo a lista, tem aquele que considero um dos melhores filmes de terror da atualidade. O genial diretor James Wan, famoso por alguns grandes filmes do gênero como ''Sobrenatural'', ''Gritos Mortais'' e o primeiro ''Jogos mortais'' pegou os principais clichês dos filmes de casa mal-assombrada e soube trabalha-los da melhor maneira possível, tendo como apoio uma historia real envolvendo o famoso casal de investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren. Não é um filme inovador dentro do gênero, mas sem dúvidas, James Wan fez um belíssimo trabalho, garantindo um filme com uma ótima atmosfera de terror e suspense, bons sustos, ótimos personagens e atuações não menos do que excelentes de basicamente todo o elenco. É cinema de terror atual da melhor qualidade. 


2. INVOCAÇÃO DO MAL 2 (2016)



Repetindo tudo o que deu certo no primeiro filme, James Wan nos entrega uma sequência tão boa quanto o filme de 2013. O clima de terror sobrenatural se mantém, mas o grande acerto do diretor dessa vez é apostar em uma história com uma carga emocional mais forte. É uma mistura perfeita de terror, drama, suspense, cenas mais tocantes e até mesmo um pouco de romance, além de valorizar temas como família, amor, união e amizade. Tudo perfeitamente bem equilibrado e sem parecer exagerado ou deslocado em nenhum momento. A nova história baseado em mais um caso real dos Warren é tão boa e interessante quanto a anterior. Um filme que nos faz sentir medo e arrepios, rir, se emocionar e se apaixonar. Tudo isso resulta em uma das melhores sequências do cinema e um dos melhores do gênero. 


3. O EXORCISTA (1973)



O longa dirigido por William Friedkin é um dos raros casos onde sua qualidade permanece inquestionável mesmo depois de mais de 40 anos de seu lançamento. Considerado um dos maiores e melhores filmes de terror de todos os tempos, ''O exorcista'' é um dos longas mais polêmicos e controversos do cinema, por misturar terror e religião em seu enredo. Mas continua fazendo muito bem aquilo que foi feito para fazer: causar medo e tensão com sua história sobrenatural envolvendo a jovem Regan (Linda Blair). O filme entrou para história do cinema de maneira tão impactante que foi o primeiro longa do gênero a ser indicado ao Oscar de Melhor filme. Cheio de sequências memoráveis, uma produção competente, ótima direção e atuações de arrepiar, ''O exorcista'' se mantém firme e forte como um dos melhores e mais influentes filmes de terror da história do cinema, sendo obrigatório para qualquer amante do gênero ou qualquer cinéfilo que se preze. 


4. O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991)



Assim como ''O exorcista'', esse impactante longa estrelado pelos ótimos Judie Foster e Anthony Hopkins veio para fazer história e mostrou a que veio. Com um roteiro inteligente e envolvente e uma trama cercada de mistérios, o longa prende a atenção do espectador e manipula nossos sentidos e emoções. Como se não bastasse isso, temos uma atuação brilhante, hipnotizante e assustadora de Anthony Hopkins como o icônico assassino canibal Hannibal Lecter, capaz de causar arrepios através de seus diálogos e principalmente através do seu olhar frio e penetrante. O nível de imersão na trama é garantido e o filme não sai da cabeça tão cedo. Merecidamente vencedor das 5 principais categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor ator, Melhor atriz e Melhor Roteiro Adaptado. Uma experiência cinematográfica brilhante e inesquecível.


5. O BABADOOK (2014) 



Dirigido por Jennifer Kent, ''O babaduk'' é um filme que se difere da maioria dos exemplares do gênero, pois trabalha com o terror através da sugestão, mostrando somente o necessário para assustar e despertar a imaginação do espectador. Usa a imagem de um monstro assustador oculto nas sombras para falar de temas como perda, luto e depressão, convidando o espectador a decifrar seus enigmas e tirar suas próprias conclusões sobre o que é real ou não. Um filme inteligente, que procura evitar os clichês do gênero com o propósito de entregar um terror de muita qualidade, merecendo aplausos por sua originalidade. 


6. ANNABELLE 2: A CRIAÇÃO DO MAL (2017)



A famosa e assustadora boneca teve sua primeira aparição em ''Invocação do mal'' de 2013 e devido ao sucesso de sua aparição, uma trilogia Spin-off do filme de James Wan foi lançada. Porém, mesmo que seja uma boa trilogia de terror, o melhor dos três filmes sem dúvida é esse segundo capítulo dirigido por David F. Sandberg. ''Annabelle 2'' é um filme clichê, cheio dos elementos típicos do gênero de terror sobrenatural. Porém, eles funcionam muito bem, garantindo sequências marcantes, dignas de pular da cadeira, com uma atmosfera macabra muito bem construída em torno da demoníaca boneca. Méritos da ótima direção de Sandberg que soube utilizar bem esses clichês a favor de entregar um divertido filme de terror, algo que James Wan também fez com muita competência nos dois ''Invocação do mal''. 


7. QUANDO AS LUZES SE APAGAM (2016)


Também realizado pelo mesmo diretor de ''Annabelle 2'', David F. Sandberg, o longa é baseado em um curta metragem que fez muito sucesso na internet, dirigido pelo próprio Sandberg. O que faz de ''Quando as luzes se apagam'' um bom filme é a sua atmosfera sombria que brinca com nosso antigo medo do escuro e o que pode esta escondido na escuridão quando apagamos as luzes. O diretor amplia a boa ideia criada em seu curta metragem e entrega um filme com sequências marcantes, trazendo uma criatura sinistra que funciona ainda mais pela mistura bem realizada de efeitos práticos e efeitos digitais. O elenco é muito bom e entrega boas atuações. Muito mais do que um simples filmes de terror envolvendo uma entidade maligna, ''Quando as luzes se apagam'' é uma metáfora à depressão e como essa doença é um assunto sério, capaz de gerar danos irreparáveis. Não é um filme muito inovador, mas ainda possui alguma originalidade, e isso o torna um valioso exemplar do gênero. 


8. HEREDITÁRIO (2018)



Em meio à tantos filmes genéricos de terror na atualidade, ''Hereditário'' do diretor Ari Aster se destaca como um exemplo positivo, sendo um filme genuinamente assustador e, por que não dizer, perturbador. É um filme que fala sobre a dor da perda, mas cheio de acontecimentos estranhos e arrepiantes que literalmente arrepia os cabelos e causa a constante sensação de desconforto no espectador. Além do roteiro angustiante, incômodo e muito bem escrito, se destacam as atuações de todo o elenco, com destaque para a performance  magistral de Toni Collette, uma das melhores de sua carreira e uma das melhores dentro do gênero. É um filme atormentador, mas muito bom, justamente por representar o melhor dentro do terror atual. 


9. A BRUXA (2015)



O penúltimo item da lista, assim como o último pertencem ao mesmo diretor. Robert Eggers dividiu a opinião do público com ''A bruxa''. Isso porque o longa foi vendido como um dos filmes mais assustadores da atualidade, deixando o público acostumado com o terror tradicional muito ansioso. Mas não foi isso que aconteceu e muitos saíram decepcionados. Sabe porque? porque Robert Eggers fez um filme original que procura fugir dos clichês e convenções do gênero, apostando mais em um terror psicológico, sem muita exposição, mostrando somente o necessário,  mas ainda assim construindo uma atmosfera contagiante, imersiva e sombria em torno dos cenários e de seus personagens. Eggers entende que o melhor terror é criado por meio da atmosfera e sugestão do horror, deixando a imaginação do público preencher as lacunas dentro de um enredo sinistro e com a constante sensação de que algo assustador paira no ar. Tendo como temas religião e crenças, ''A bruxa'' é um filme inovador para o gênero e merece a atenção daqueles que esperam algo além de clichês. 


10. O FAROL (2019)


E fechando a lista, temos Robert Eggers de novo. Depois de surpreender muitos e decepcionar outros muitos com ''A bruxa'', o diretor prometia entregar algo tão cabeça e original quanto seu filme de estreia. Eis que surge ''O farol'', que assim como seu antecessor, dividiu opiniões. Dessa vez, Eggers nos apresenta um terror psicológico enervante e misterioso, ao mesmo tempo cheio de metáforas, alegorias e crendices, tendo como principais temas a culpa, a loucura e os efeitos da solidão sob o ser humano. É o típico filme nos mesmos moldes de ''A bruxa'', só que em níveis maiores. O que ajuda o longa a ser ainda mais envolvente é as atuações fantásticas de Robert Pattinson, que cada vez mais vem se mostrando um grande  ator e do sempre ótimo Willem Dafoe. Ambos possuem uma química extraordinária que ajuda a concretizar a proposta de Robert Eggers. 


MENÇOES HONROSAS: Annabelle (2014), IT: a coisa (2017), Casamento sangrento (2019), A cor que caiu do espaço (2019), Pânico (1996), Pânico 2 (1997), Halloween (1978), Sexta-feira 13 (2009), Midsommar: o mal não espera a noite (2019), O chamado (2002), Jogos Mortais (2004), Hush: a morte ouve (2016), O iluminado (1980), O bebê de Rosemary (1968), A mosca (1986),  O Lobisomem (2010), Jogo perigoso (2017), O exorcismo de Emily Rose (2005), O massacre da serra elétrica 3D: a lenda continua (2013), Contatos de 4° grau (2009), Terror em Silent Hill (2006), Pânico 4 (2011). 















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taken (2002) - Análise - Uma minissérie fascinante sobre Alienígenas e a natureza humana!

O expresso Polar (2004) - Análise - Mágico e deslumbrante como o Natal!

Cidade Invisível (Série Original Netflix - 2021) - Análise - O Folclore Brasileiro para adultos!

Spirit: O Corcel Indomável (2002) - Análise - Uma maravilha cinematográfica animada!

Fantasmas do Abismo (2003) - Um incrível mergulho pela história!

Curiosidades e fatos sobre o Oscar - Especial RECOMENDO FILMES!

A Lista de Schindler (1993) - análise - Obra-Prima insuperável de Steven Spielberg!

O Mandaloriano (2019) - Análise - Uma maravilhosa aventura pelo universo de ''Star Wars''!

Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) - Análise - O filme que a Liga da Justiça e os fãs mereciam!