A Lenda dos Guardiões (2010) - O épico animado de Zack Snyder!
Zack Snyder é um cineasta conhecido pelo exageros, o tom épico e eloquente que dá aos seus filmes, e ele nunca disfarçou isso. Basta olhar alguns de seus filmes mais famosos como ''300'' (2007), ''O Homem de Aço'' (2013), ''Batman vs Superman'' (2016) e a sua versão de ''Liga da Justiça'' (2021) para que os não familiarizados com o seu trabalho entendam. Divisor de opiniões como é, existem dois grupos de pessoas quando o assunto é Zack Snyder: aqueles que gostam e aquele que depreciam a obra do cineasta. Eu estou no grupo dos que gostam bastante do seu trabalho, sendo um grande fã dessas obras cinematográficas citadas. Claro que nem sempre Snyder acerta ao dirigir filmes, que deixam os fãs com altas expectativas e acaba decepcionando, como é o caso do mais recente "Army Of The Dead" (2021) da Netflix, cujo o resultado final me deixou bem desapontado.
Eis que em 2010, o diretor trouxe para as telas do cinema mais uma de suas aventuras épicas, dessa vez através de um filme de animação. Surgiu então "A Lenda dos Guardiões", longa metragem baseado na popular saga literária "Legend Of The Guardians" escrita por Kathryn Lasky e que trouxe os mesmos produtores de "Happy Feet: O Pinguim", filme animado que em 2007 levou para casa o Oscar de Melhor Filme de Animação. É provavelmente um dos longas mais esquecidos da filmografia do diretor, mas que merece ser visto.
O longa traz a história de Soren (voz de Jim Sturgess), uma corujinha que cresceu ouvindo as fascinantes histórias dos magníficos Guardiões de Ga'hoole, que no passado defenderam o reino das corujas da crueldade dos Puros e seu líder Bico de Ferro (voz de Joel Edgerton). Porém, quando Soren e seu irmão Kludd (voz de Ryan Kwanten) são sequestrados de seu ninho, eles acabam descobrindo uma conspiração envolvendo os Puros, que retornaram procurando por vingança. Com a ajuda dos seus novos amigos, Soren embarca em uma emocionante jornada para encontrar os lendários guardiões e impedir que o reino das corujas seja dominado pelo mal.
Ao descobrir que a direção de ''A Lenda dos Guardiões'' é de Zack Snyder, logo fica fácil reconhecer o estilo visual e narrativo do diretor na obra. Isso porque desde a primeira até a última cena, se torna evidente que o cineasta quis transformar o longa de animação em mais um dos seus épicos megalomaníacos. E para os fãs e admiradores dele, isso não é ruim. Antes de mais nada, a primeira coisa que se percebe logo de cara é a beleza estonteante da animação. Com um trabalho impecável de CGI, as corujinhas e os vastos cenários apresentados em cena são de um realismo impressionante. E embora os personagens tragam um certo tom cartunesco em suas expressões faciais e olhares, o que denuncia ser uma animação, os seus movimentos, características, design e anatomia são idênticos aos de uma coruja de verdade. A cinematografia, cheia de cores fortes e coloridas, são lindas, o que faz de cada frame do filme uma verdadeira pintura.
No mais, podemos encontrar no longa vários aspectos audiovisuais que já são marcas registradas de Snyder, como a câmera lenta e os seus planos fluidos e a trilha sonora, tudo para dar ao filme um tom épico e grandioso. Em uma entrevista, o cineasta disse que finalmente produziria um filme que os seus filhos e as crianças em geral poderiam assistir. E embora de fato tenha uma classificação indicativa livre, a obra surpreende com algumas cenas de batalhas bem ousadas, maduras e violentas. Não vemos sangue, mas os golpes são bem detalhados e alguns personagens são mortos sem nenhum pudor. Embora conte com a presença de animais falantes, eles não cantam, sendo que a única canção cantada pelo grupo musical Owl City serve apenas para embalar algumas sequências protagonizada por eles. Mesmo assim, é um filme divertido e bastante agradável para crianças e adulto.
O elenco de dublagem original traz os talentos de grandes astros e veteranos do cinema como Hellen Mirren, San Neill, Geoffrey Rush, Hugo Weaving, David Wenhan e Joel Edgerton, entre outros, todos muito competentes dando vida a personagens divertidos, carismáticos e ameaçadores. Portanto, se tiverem a oportunidade, vejam o filme legendado, pois a experiência é recompensadora. Minha única ressalva se deve ao fato do roteiro deixar algumas pontas soltas, claramente com o propósito de talvez serem respondidas em uma sequência que jamais foi produzida devido ao fracasso de bilheterias do longa, o que realmente é uma pena. Mas na medida do possível, o filme tem um enredo bem amarrado e uma conclusão satisfatória para essa história.
''A Lenda dos Guardiões'' é uma animação que diverte, surpreende e empolga com sua história divertida e eletrizante e o seu visual arrebatador e impecável. Como foi dito anteriormente, é talvez o trabalho de Zack Snyder mais esquecido pelo grande público, mas merecia ter alcançado o sucesso. Quem sabe futuramente, as aventuras dessas simpáticas corujinhas ganhem uma nova versão nas telas. Enquanto isso não acontece, fica a minha recomendação para essa super produção animada.
Nota: ★★★★★★★★★ 9
A LENDA DOS GUARDIÕES (LEGEND OF THE GUARDIANS: THE OWLS OF GA'HOOLE - 2010) - Animação/Aventura/Fantasia, 90 minutos. DIRIGIDO POR: Zack Snyder. ELENCO: Jim Sturgess, Hugo Weaving, Abbie Cornish, Ryan Kwanten, Helen Mirren, Sam Neill, Geoffrey Rush, David Wenhan, Emily Barclay, Mirian Margolyes, Joel Egerton, Anthony LaPaglia. CLASSIFICAÇÃO: Livre. NOTA NO ROTTEN TOMATOES: 52%
CURIOSIDADES:
- O ator Hugh Jackman esteve cotado para se unir ao elenco de vozes originais do filme. Porém, sua participação no longa foi cancelada.
- Foi a estreia do diretor Zack Snyder no comando de um filme de animação.
- No total, a saga literária escrita por Kathryn Lasky conta com 15 livros. O filme de Zack Snyder se baseia nos três primeiros livros.
- Originalmente, o filme se chamaria ''Guardians Of Ga'Hoole'' ou em português ''Os Guardiões de Ga'Hoole''. No entanto, a Warner Bros mudou o nome para ''A Lenda dos Guardiões''.
Confira o trailer:
Comentários
Postar um comentário