Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) - O confronto do século!
Por: Rudnei Ferreira
O Batman e o Superman são os dois maiores símbolos do universo das histórias em quadrinhos da DC. Ambos foram os responsáveis de reunir o grupo de super-heróis conhecidos como A Liga da Justiça, combatendo os mais diversos inimigos e desafios, deste e de outros mundos. Porém, antes disso, os dois heróis tiveram suas desavenças, ao ponto de um sair na porrada com o outro. A primeira vez que esses dois ícones dos quadrinhos se confrontaram foi nas páginas da revista World's Finest Comics N° 143, lançada no ano de 1964. O encontro entre ambos ficou para sempre marcado como um dos acontecimentos mais icônicos das histórias em quadrinhos, tornando-se um verdadeiro duelo de titãs.
Durante anos, os fãs aguardavam esperançosos que esse épico confronto entre os dois heróis fosse adaptado para as telas do cinema. O Batman, o Superman e suas histórias já ganharam adaptações nas telas várias vezes desde 1978 com o primeiro filme do filho de Krypton protagonizado por Christopher Reeve até 1989, quando o Homem-Morcego surgiu pela primeira vez no cinema sob a performance de Michael Keaton. Porém, nunca ambos haviam protagonizado um duelo até então. Com o lançamento de um novo Universo Cinematográfico da DC iniciado em 2013 com ''O Homem de Aço'' , a Warner viu a possibilidade de finalmente trazer para os fãs esse embate super aguardado, além de dar os primeiros passos para um filme Live Action da Liga da Justiça. Em 2016, a dupla de irmãos Joe e Anthony Russo lançaram pela Marvel Studios o espetacular ''Capitão América: Guerra Civil''. E a DC e a Warner, para bater de frente, finalmente atenderam o desejo de milhares de fãs, colocando o Kryptoniano contra o cavaleiro das trevas em um duelo de proporções épicas em ''Batman vs Superman: A Origem da Justiça'', contando mais uma vez com a direção de Zack Snyder. O resultado desse tão aguardado confronto dividiu a opinião do público e da crítica especializada, entre aqueles que curtiram demais o filme e aqueles que não gostaram nada. Independente de qual lado você está, não se pode negar que Zack Snyder entregou um filme ambicioso e grandioso da primeira a última cena. E mesmo que não seja perfeito, a adaptação é cheia de grandes momentos.
O filme se passa meses depois dos acontecimentos vistos em ''O Homem de Aço''. A sociedade ainda tenta se reerguer e se adaptar depois do encontro destrutivo entre o Superman (Henry Cavill) e o General Zod (Michael Shannon). Depois desse acontecimento, o mundo se dividiu entre aqueles que veneram o Superman e aqueles que o consideram uma grande ameaça, devido ao medo que sentem de suas habilidades e poderes grandiosos. Entre aqueles que o detestam, está o Batman (Ben Affleck), um vingador mascarado que se veste como um morcego e perambula pelas noites da cidade de Gothan City combatendo criminosos utilizando métodos severos e questionáveis e agora pretende se vingar do filho de Krypton. Ambos se preparam para um confronto inesquecível, violento e brutal. Porém, um terrível mal ameaça a vida de todos, o que pode fazer com que ambos percebam que algo a mais está em jogo além das suas desavenças.
Antes de mais nada, já vou dizendo que eu faço parte daqueles que simplesmente adoraram ''Batman vs Superman''. Claro, reconheço que não é um filme perfeito e possui as suas falhas, principalmente em questões de roteiro e narrativa. Mas, na minha opinião, isso não tira o seu brilho e nem suas qualidades, que são muitas. A trama se passa durante e depois dos eventos de ''O Homem de Aço'' e Zack Snyder aposta mais uma vez na mistura de realismo e fantasia, resultando em um longa mais visceral, bem mais sombrio, intenso e violento que seu antecessor. Mais do que um filme de super-heróis, o longa tem como temas as causas e consequências dos atos de ambos os heróis e a questão de até que ponto um herói pode ser ou não necessário para a sociedade. E é ai que surgem também temas como a arrogância, a ignorância e principalmente a hipocrisia. Isso porque diversas histórias do gênero mostram que quando um herói está na ativa, ele recebe várias críticas e condenações por causa de suas ações. Mas quando esse mesmo herói sai de cena, sua presença é requisitada e ele começa a ser valorizado. Filmes como ''Homem-Aranha 2'' do diretor Sam Raimi e ''Batman: O Cavaleiro das Trevas'' de Christopher Nolan são exemplos disso. Ou seja, é o típico caso do ''Só quando se perde é que se dá valor''. No mais, ''Batman vs Superman'' é mais um filme de super-heróis que precisam salvar a humanidade, e nesse processo, acabam saindo na porrada.
A trama possui altos e baixos. Entre os altos, está toda a atmosfera construída em cima da rivalidade entre o herói de metrópoles e o vigilante de Gothan City. O terreno é bem preparado para que o embate entre eles finalmente aconteça. É um filme bem sombrio e carregado, além de ser o mais violento dentro desse universo da DC até então. A direção de Snyder para a maioria das cenas envolvendo o Superman são visualmente muito bonitas, despertando fascínio e reflexões em cima da sua figura. As cenas de ação são muito boas, eletrizantes e violentas, especialmente quando envolve o Batman. A cinematografia aposta em uma paleta de cores mais sombrias, denunciando o tom e a seriedade do filme. Os efeitos visuais são bons, tanto práticos quanto digitais. Todas as cenas são bem montadas e com ótimos planos de câmera. Unidas a trilha sonora épica e envolvente de Hans Zimmer ficam ainda melhores. Os figurinos dos heróis são visualmente belíssimos, desde o uniforme bruto do Batman ao uniforme remodelado e elegante do Superman. O roteiro toma algumas liberdades artísticas em prol do entretenimento, mas ainda assim, faz belas homenagens e referências as HQs da DC. Muitos reclamam até hoje do ritmo do filme, já que a história leva um tempo para finalmente chegar a batalha entre o Batman e o Superman. Mas honestamente, não vejo problema nenhum nisso, afinal, a trama precisa ser estabelecida e o filme gasta o tempo necessário para que isso aconteça. Tudo isso garante momentos marcantes que já começam logo na cena de abertura, passando pela violenta batalha entre os heróis até o desfecho eletrizante, intenso e dramático. Entre os pontos baixos estão algumas incoerências e furos de roteiro, onde algumas informações são jogadas na tela sem o devido desenvolvimento. Sem contar que a luta entre Batman e Superman embora espetacular, traz um desfecho raso e com uma resolução questionável para o fim do conflito entre eles, algo que no papel funciona bem, mas na tela ficou meio estranho. Merecia algo melhor, mas enfim, são alguns deslizes que não comprometem o resultado final, apenas evitam que o roteiro e sua história sejam perfeitos.
O elenco é de primeira, onde as atuações da maioria se destacam de maneira positiva. Henry Cavill traz aqui um Superman mais maduro, porém melancólico, que sofre com as divisões de opinião sobre a sua figura heroica. Mas apesar de tudo, está sempre disposto a fazer o seu melhor pelo bem da humanidade. O ator está competente e na medida do possível, entrega o que é exigido pelo roteiro. O Batman de Ben Affleck é um pouco diferente das versões anteriores do herói na tela do cinema. É um Batman mais brutal, violento, que tortura se for necessário e mata sem piedade. Visualmente, ele é também muito imponente e ameaçador. Com isso, Zack Snyder descaracterizou boa parte do que o personagem representa nos quadrinhos, mas essa personalidade mais brutal e violenta do cavaleiro das trevas combinou bastante aqui. Afinal, o Batman é um personagem sombrio e ameaçador. portanto, tais mudanças ficaram bem legais dentro do filme, entregando ao público alguns momentos realmente inesquecíveis com o herói, citando como exemplo a violenta e espetacular luta que acontece no armazém. Esbanjando boa forma e uma performance interessante, Affleck manda bem na pele do cavaleiro negro de Gothan. E por fim, quando Batman e Superman caem na porrada, é muito empolgante de se ver.
Quem também sofreu algumas mudanças, porém funcionais, dentro da trama é o Lex Luthor interpretado por Jesse Eisenberg. A imagem do vilão que temos aqui é de alguém astuto, inteligente e nada confiável, mas também extremamente surtado, acelerado e amalucado, o que faz sentido do porque muitos o comparam com o Coringa. Eu particularmente gostei desse Lex Luthor surtado e genial, mesmo ele sendo diferente das HQs. O talento de Jesse Eisenberg com sua performance entregue faz toda a diferença e me fez comprar a ideia do personagem, além do fato de que o ator realmente parece se divertir interpretando o antagonista. Mesmo com pouco tempo em cena, a presença de Gal Gadot é notável, graças ao seu charme e beleza. E quando ela faz a sua primeira aparição dentro do Universo Cinematográfico da DC como a Mulher-Maravilha, fica impossível não se empolgar. Ela é a grande surpresa do filme, e o melhor de tudo é que sua participação realmente funciona. É realmente vibrante e arrepiante finalmente vermos a trindade em ação. Já astros como Amy Adams, Holly Hunter, Jeremy Irons, Laurence Fishburne, Tao Okamoto, Harry Lennix, Callan Mulvey, Jena Malone e Diane Lane estão apenas funcionais, servindo como recurso narrativo para a história andar. Todos estão bem, mas com menos impacto, embora a personagem de Diane Lane tenha um papel importante dentro do conflito entre o Batman e o Superman. Controverso para muitos, é verdade, mas mesmo assim, funcional. Não posso esquecer de mencionar uma mínima, porém crucial participação de outros três importantes heróis, que despertam curiosidade para ver a Liga da Justiça finalmente reunida no cinema.
''Batman vs Superman: A Origem da Justiça'' é um filme grandioso, ambicioso e intenso e provavelmente o longa mais controverso e divisor de opiniões dentro do gênero de adaptações de quadrinhos para o cinema. Reconheço que o filme não é perfeito e é possível entender porque muitos não curtem. Mas, na humilde opinião deste que vos escreve, suas qualidades superam suas falhas, já que toda a proposta do longa e seu desenvolvimento são fascinantes. É um filme cheio de surpresas e acontecimentos marcantes que merece a atenção dos fãs do cinema de super-heróis. Se possível, assista na versão estendida do filme, também chamada de ''Versão Definitiva'' do diretor Zack Snyder, para apreciar o longa de maneira mais completa.
Nota: ★★★★★★★★★ 9
BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA (BATMAN VS SUPERMAN: DAWN OF JUSTICE - 2016) - Ação, 151 minutos (versão de cinema), 182 minutos (versão estendida). DIRIGIDO POR: Zack Snyder. ELENCO: Henry Cavill, Ben Affleck, Amy Adams, Gal Gadot, Jesse Eisenberg, Holly Hunter, Diane Lane, Jeremy Irons, Laurence Fishburne, Tao Okamoto, Callan Mulvey, Michael Shannon, Harry Lennix, Rebecca Buller, Jena Malone, Jason Momoa, Ray Fisher, Kevin Costner, Lauren Cohan, Jeffrey Dean Morgan. CLASSIFICAÇÃO: 14 anos.
CURIOSIDADES:
* Para viver o Superman nas telas pela segunda vez, o ator Henry Cavill teve que duplicar sua massa muscular. Para isso, seu treinamento ficou mais intenso para ganhar o físico ideal para o papel.
* Algumas fontes dizem que os executivos da Warner Bros ficaram bem satisfeitos depois de assistirem ao primeiro corte do filme. Tanto que eles chegaram a aplaudir de pé e também entraram em negociações com o ator Ben Affleck para interpretar o Batman novamente em filmes futuros.
* Um fato curioso é que durante uma cena do filme ''Eu Sou a Lenda'' protagonizado por Will Smith, é possível ver um cartaz com os símbolos do Batman e do Superman estampados juntos. O detalhe é que o filme dirigido por Francis Lawrence foi lançado em 2007, nove anos antes da estreia de ''Batman vs Superman'', o que levantou teorias e especulações entre os fãs de que a Warner Bros já tinha planos naquela época para o filme no futuro. Porém, de acordo com alguns comentários, a cena em ''Eu Sou a Lenda'' não passou de uma brincadeira entre o diretor Francis Lawrence e o roteirista Akiva Goldsman.
* Antes de Jesse Eisenberg ser o escolhido para interpretar Lex Luthor, o papel foi cogitado para atores como Mark Strong, Denzel Washington, e Idris Elba. O ator Adam Driver chegou a fazer testes para o papel, mas no fim, recusou por causa de conflitos na agenda. O personagem chegou a ser oferecido também para Joaquim Phoenix, mas o ator o recusou.
* ''Batman vs Superman'' marca também a primeira aparição cinematográfica da Mulher-Maravilha. Antes disso, a personagem só havia sido adaptada na clássica série de televisão estrelada por Linda Carter e alguns filmes e seriados animados.
* Ben Affleck chegou a pedir conselhos para Christian Bale, que interpretou o Homem-Morcego na aclamada trilogia dirigida por Christopher Nolan. Os dois atores se encontraram por acaso em uma loja de fantasias e ambos compravam fantasias do Batman para os seus filhos.
* É consenso entre muitos fãs e admiradores que as cenas de luta com o Batman no filme foram inspiradas na série de jogos de videogame ''Arkaham'', uma das mais populares franquias de games envolvendo o herói.
* Hans Zimmer, o genial compositor de trilhas sonoras, criou um tema oficial para cada herói visto no filme, como uma forma de prepara-los para o filme ''Liga da Justiça''.
* O uniforme do Batman visto no longa foi inspirado na roupa que o herói usa na HQ ''Batman: O Cavaleiro das Trevas'' criada por Frank Miller.
* Jesse Eisenberg sempre andava disfarçado nos sets de gravação, tudo para fazer surpresa quanto ao visual de Lex Luthor.
Comentários
Postar um comentário