STAR WARS: EPISÓDIO 5 - O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (1980) - ANÁLISE - O MELHOR FILME DA CLÁSSICA TRILOGIA!


                                                 Por: Rudnei Ferreira


Star Wars se tornou um fenômeno mundial desde a estrondosa recepção positiva do filme anterior. Com o sucesso inesperado, George Lucas decidiu dar continuidade a sua aventura espacial, ampliando e desenvolvendo ainda mais os elementos vistos em Uma nova esperança. Eis que em 1980, chegava as telas do cinema o segundo filme da clássica trilogia de Guerra nas estrelas e o quinto na ordem cronológica da série. O império contra-ataca recebeu críticas mistas no ano de seu lançamento. Porém, foi um grande sucesso de bilheteria. O tempo foi passando e os fãs e o público começaram a perceber as qualidades dessa continuação. 40 anos se passaram e hoje, o episódio 5 é unanimidade entre os fãs da saga que consideram esse um dos melhores, se não o melhor filme da saga Star wars, além de ser amplamente aclamado pelos cinéfilos do mundo tudo como uma das melhores sequências do cinema. Verdade seja dita, todos estão absolutamente certos, pois O império contra-ataca é um filmaço em todos os seus aspectos e um dos filmes favoritos da saga desse que vos escreve.




A trama de O império contra ataca se passa algum tempo depois dos acontecimentos vistos em Uma nova esperança. Luke Skywalker (Mark Hamill), a princesa Leia (Carrie Fisher), Han Solo (Harrison Ford) e os rebeldes estão escondidos em uma base secreta em um imenso planeta gelado. Porém, o Império liderado pelo poderoso Darth Vader (David Prowse / James Earl Jones) os encontra, obrigando todos eles lutarem e fugirem da ameaça. Enquanto isso, Luke é enviado ao planeta Dagobah onde começa seu treinamento Jedi ao lado do sábio Mestre Yoda (Frank Oz). Porém, Vader tem outros planos para o jovem aprendiz de Jedi, o obrigando a se aperfeiçoar para salvar seus amigos, lutas contra o império e contra o próprio Darth Vader. 




Desde os primeiros minutos, nota-se o porque de O império contra-ataca ser muito superior ao seu antecessor. É nítida a evolução presente na trama. O roteiro, depois de estabelecer e apresentar seus personagens e esse universo incrível no filme anterior, agora tem mais tempo e espaço para desenvolver melhor a história e todos os seus acontecimentos, entregando um filme mais completo e mais atrativo e agradável para o público. Não que Uma nova esperança não tenha nos dado isso. muito pelo contrário, pois o filme de 1977 entregou tudo o que prometeu. Porém, O império contra ataca se desenvolve melhor, com uma trama mais séria e com mais camadas, mantendo o nível de entretenimento. Todos os elementos entregues pelo filme anterior estão presentes aqui e ainda melhores. A jornada de Luke, Leia e Han Solo se torna ainda mais divertida e fascinante e o roteiro nos entrega muitas surpresas e revelações inesperadas. O longa é cheio de cenas e momentos inesquecíveis, ainda mais que seu antecessor. Momentos esses que se tornaram icônicos na memória dos fãs e se mantém espetaculares até hoje. 





Em questões de produção, O império contra-ataca também evoluiu. A começar pela direção. George Lucas deixou a responsabilidade nas mãos de Irvin Kershner e o diretor americano soube exatamente o que fazer, entregando algo mais ágil e dinâmico, dando um ritmo mais contagiante ao filme, mantendo o respeito pelo trabalho de George Lucas no filme anterior sem deixar de lado sua própria identidade. Irvin traz mais energia as cenas de ação e aventura, especialmente nos duelos com sabres de luz, com ótimos planos e uma montagem ágil que transforma as sequências em verdadeiros espetáculos visuais muito empolgantes. Os efeitos visuais apresentam uma evolução, especialmente os efeitos em CGI. 

Porém, os fantásticos efeitos especiais práticos se mantém presentes e ainda melhores, com uma qualidade impecável que envelheceram absurdamente bem e são maravilhosos até os dias de hoje, alternando um perfeito equilíbrio com os efeitos digitais. O departamento de arte se esforça e consegue entregar algo ainda mais grandioso, criando novos cenários e ambientes dentro dessa galaxia muito, muito distante. A cinematografia é cheia de momentos visualmente deslumbrantes, com uma fotografia de encher os olhos, tornando o visual uma verdadeira obra de arte. Outros recursos como os figurinos e maquiagem preservam a excelência do filme anterior e recursos técnicos como a edição e mixagem de som são impressionantes. A maravilhosa trilha sonora do mestre John Williams  nos envolve ainda mais com tudo o que vemos em cena. O destaque fica para a fantástica Marcha Imperial, tema do vilão Darth Vader. Hoje, imensamente conhecida, mas em 1980 deve ter causando muito impacto. Mas uma coisa é certa: a marcha imperial continua impecável, com seus arranjos perfeitos. Tantos elogios são poucos para a qualidade audiovisual de O império contra-ataca. É maravilhoso ver como esse filme permanece impecável em todos os seus aspectos cinematográficos. 






O maravilhoso e lendário elenco permanece perfeito. Mark Hamill evoluiu significativamente seu Luke Skywalker, tornando seu protagonista mais heroico e com um arco mais significativo dentro da história, protagonizando alguns dos melhores momentos do filme, como as ótimas cenas de seu treinamento no planeta Dagobah ao lado do Mestre Yoda ou no seu feroz e intenso confronto com Darth Vader. Aliás, falando em Yoda, o pequeno alienígena verde rouba a cena, aparecendo pela primeira vez na saga até então, com sua sabedoria e seus diálogos marcantes, méritos de um excelente trabalho de voz e manipulação de Frank Oz.  Harrison Ford e nossa inesquecível Carrie Fisher também apresentam evoluções. A dupla tem mais tempo em cena juntos, desenvolvendo suas personalidades e um romance que convence graças a ótima química entre eles. Juntos, deram aqui os primeiros passos para darem vida ao casal mais adorável e inesquecível do cinema. O outros coadjuvantes funcionam tão bem quanto. Além dos inesquecíveis C3PO, Chewbacca e R2D2, as boas participações do misterioso caçador de recompensas Boba Fett de Jeremy Bulloch e do carismático e charmoso Lando Calrissian de Billy Dee Williams são destaques positivos em cena.

 O vilão Darth Vader, mais uma vez sob a performance de David Prowse com a imponente voz de James Earl Jones, mostra o porque é considerado um dos melhores vilões da sétima arte. O personagem impõe presença e respeito apenas pelo simples fato de estar em cena e quando entra em ação, fica impossível não se empolgar. Inclusive, foi nesse filme que o icônico vilão nos trouxe umas das maiores e mais impressionantes revelações de toda a saga, em uma impecável sequência de ação e suspense que entrou para história de Star Wars e do cinema. Como se não bastasse o filme ser incrível e nos impressionar com sua produção caprichada, com personagens fantásticos e um roteiro bem desenvolvido, ele também nos brinda com sequências magníficas e inesquecíveis, capaz de nos emocionar, nos divertir, nos surpreender e nos arrepiar. 





Ao ler esse texto, fica mais do que evidente o quanto gosto e admiro esse filme que é sem sombra de dúvidas um dos meus filmes favoritos da saga Star Wars, seguido pelos episódios 3 e 8. São tantos elogios a se fazer para O império contra-ataca que seriam necessários horas para escrever aqui, mas cansaria e deixaria esse texto enorme. Me contento em dizer que o Episódio 5 se consagrou e entrou para a história do cinema como um ótimo filme, uma das melhores continuações do cinema e o melhor filme da clássica trilogia criada por George Lucas. Com qualidades que vão desde a super produção até seu roteiro bem construído, O império contra-ataca é, em uma única palavra, Sensacional.

NOTA: 🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟🌟 









STAR WARS: EPISÓDIO 5 - O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (STAR WARS: EPISODE 5 - THE EMPIRE STRIKES BACK - 1980) - Aventura/Ficção cientifica, 127 Minutos. / DIREÇÃO: Irvin Kershner. - ELENCO: Mark Hamill, Carrie Fisher, Harrison Ford, Billy Dee Williams, Peter Mayhew, Anthony Daniels, David Prowse, James Earl Jones, Frank Oz, Alec Guinness, Kenny Baker. CLASSIFICAÇÃO: Livre. 

 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taken (2002) - Análise - Uma minissérie fascinante sobre Alienígenas e a natureza humana!

O expresso Polar (2004) - Análise - Mágico e deslumbrante como o Natal!

Spirit: O Corcel Indomável (2002) - Análise - Uma maravilha cinematográfica animada!

Cidade Invisível (Série Original Netflix - 2021) - Análise - O Folclore Brasileiro para adultos!

A Lista de Schindler (1993) - análise - Obra-Prima insuperável de Steven Spielberg!

Fantasmas do Abismo (2003) - Um incrível mergulho pela história!

Curiosidades e fatos sobre o Oscar - Especial RECOMENDO FILMES!

OS 10 MELHORES FILMES DE TERROR NA MINHA OPINIÃO

O Mandaloriano (2019) - Análise - Uma maravilhosa aventura pelo universo de ''Star Wars''!

Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) - Análise - O filme que a Liga da Justiça e os fãs mereciam!