O Origem dos Guardiões (2012) - Um sonho cinematográfico!


 Por: Rudnei Ferreira 


Não é de hoje que a Dreamworks Animation tenta bater de frente com a Walt Disney e a Pixar no mercado cinematográfico de animações. Desde os anos 90 o estúdio fundado por Steven Spielberg vem lançando filmes animados, alguns bastante notáveis e outros nem tanto assim, tudo para competir com a empresa que é a casa do Mickey. Como foi mencionado, para cada obra fantástica como ''O Príncipe do Egito'' ou a trilogia ''Como Treinar o Seu Dragão'', eles também dão algumas bolas foras como ''Cada Um na Sua Casa'' ou ''Por Água Abaixo''. Mas seremos justos, a própria Disney e Pixar também tem os seus altos e baixos, não é mesmo?

Na época das férias, especialmente no período natalino, os cinemas e agora os serviços de Streaming lançam um filme com a temática, visando em atrair não apenas as crianças, que normalmente são o público alvo dessas produções, mas também os adultos que as acompanham. ''A Origem dos Guardiões'', longa lançado pela Dreamworks em 2012, traz um elenco de dubladores estelar e uma aventura divertida para aquecer os corações de quem quer celebrar o espírito mágico do Natal e outras datas especiais.







O longa narra a saga de Jack Frost (voz de Chris Pine), uma entidade cujo o poder é trazer alegria para as crianças através da neve. No entanto, ele é atormentado pela ausência das lembranças de quem ele foi no passado e o que o fez se transformar nesse espírito do frio. Na sua busca por respostas, ele acaba se unindo a um grupo de guardiões que inclui o Papai Noel (voz de Alec Baldwin), o Coelho da Páscoa (voz de Hugh Jackman), a Fada do Dente (voz de Isla Fisher) e o deus dos sonhos Sandman. Juntos, precisam defender as crianças do mundo todo da ameaça sombria do Bicho-Papão, ou Breu (voz de Jude Law), cuja a intenção é atacar as suas crenças nos guardiões através do seu poder das trevas. 

Com o roteiro baseado na obra literária ''Rise Of The Guardians'' escrita pelo americano William Joyce e produção de ninguém menos que o ótimo diretor mexicano Guillermo Del Toro (''O Labirinto do Fauno'', ''A Forma da Água''),  ''A Origem dos Guardiões'' é uma deliciosa e divertida aventura que re-imagina os maiores personagens da nossa infância. Aqui, eles são os guardiões protetores das crianças e dependem das crenças delas para continuarem a existir. Brincando com essa premissa criativa, a trama fala justamente desses personagens tão queridos da infância, e que se tornaram ícones, e como vamos esquecendo deles conforme crescemos. Na verdade, não é esquecer completamente, mas o tempo passa e um adulto não os enxerga mais da mesma maneira como quando era criança. O filme fala sobre essa magia da infância e o quanto esses personagens tão queridos foram importantes em nossas vidas, ao ponto de atravessarem novas e novas gerações de crianças, contribuindo para as suas formações infantis, proporcionando lembranças mágicas. Com bom humor, talento e muita criatividade, que não fica devendo em nada as produções da Pixar ou da própria Disney, ''A Origem dos Guardiões'' é pura magia em forma de filme.  






O filme merece créditos também pela qualidade em suas composições técnicas, que são realmente impressionantes. A direção de Peter Ramsey (de ''Monstros vs Alienígenas'' (2009) e ''Homem-Aranha no Aranhaverso'' - 2018) é energética e bastante movimentada. Sua câmera segue os personagens e transita pelos cenários com muita fluidez e bastante agilidade, dando bastante energia para as cenas. Os próprios personagens são muito bem animados e com movimentos bem naturais. A construção de mundos e cenários denunciam a qualidade e a beleza da animação, que é de encher os olhos, graças aos detalhes e a cinematografia colorida e bem iluminada. A trilha sonora é grandiosa e épica, com notas e tons bastante presentes em outras animações do gênero, algo extremamente agradável para os ouvidos. A trama, além de ser um retrato da infância, fala também sobre amadurecimento, busca de identidade e a importância da união em conjunto para a realização de grandes feitos. É um filme bastante agradável e convidativo para todas as idades, que respeita a inteligência das crianças e não deixa de oferecer um entretenimento puro e divertido para os adultos. 

O elenco de vozes originais oferece um show em suas interpretações, dando vida a novas e interessantíssimas versões para esses personagens. O veterano Alec Balwin está ótimo na pele de um Papai Noel mais durão e estiloso, porém, de enorme coração. O mesmo pode ser dito do coelhão interpretado com muito carisma pelo australiano Hugh Jackman, cujo o sotaque garante um bom humor bem divertido na história. Isla Fisher injeta doçura, bondade e carisma de sobra para a adorável Fada do Dente, cujo o visual também é lindo. Já o carismático Chris Pine empresta sua voz a Jack Frost, um personagem que eu confesso, não me lembro de conhecer, mas que gostei bastante. Os mistérios em torno dele são intrigantes e recebem um bom tratamento do roteiro. E por último, temos Jude Law e sua versão do famoso Bicho-Papão, que consegue ser um bom vilão, transitando com equilíbrio entre o ameaçador manipulativo e o carismático. O que todos esses personagens tem em comum? um ótimo elenco escolhido com sabedoria para emprestar as suas vozes e talento a eles, todos contam com um visual único, divertido e agradável para os olhos e, como foi mencionado nas linhas acima, todos são muito bem animados pelo ótimo trabalho de animação, além de serem muito bem desenvolvidos pelo roteiro. 

''A Origem dos Guardiões'' é visualmente lindo, graças a sua animação de altíssimo nível e qualidade, trazendo um enredo bastante agradável para crianças, jovens e adultos. No clima das comemorações festivas de fim de ano, esse é um daqueles filmes que despertam em cheio os bons sentimentos e sensações típicos do período, feito para ser visto com aquela maravilhosa sensação de nostalgia da infância. Reúna toda a família e aproveite!

Nota: ★★★★★★★★★★ 10




A ORIGEM DOS GUARDIÕES (RISE OF THE GUARDIANS - 2012) - Animação/Aventura/Fantasia, 97 minutos. PRODUZIDO POR: Guillermo Del Toro. DIRIGIDO POR: Peter Ramsey. COM AS VOZES DE: Chris Pine, Jude Law, Hugh Jackman, Alec Baldwin, Isla Fisher, Dakota Goyo. NOTA NO ROTTEN TOMATOES: 75% CLASSIFICAÇÃO: Livre. 


CURIOSIDADES

  • Antes de Chris Pine ser o escolhido para dublar o protagonista Jack Frost, Leonardo DiCaprio havia negociado para interpreta-lo. No entanto, o ator abandonou o projeto durante a pré-produção. 
  • Além dele, grandes astros do cinema como Christopher Lee, Dwayne Johnson, Natalie Portman e Ian McShane tiveram seus nomes considerados para viverem alguns personagens ao longo da história. Por fim, todos ficaram de fora. 
  • O filme é produzido por Gullhermo Del Toro, diretor de grandes filmes como ''O Labirinto do Fauno'' (2006) e os dois longas do demônio ''Hellboy'' (2004-2008). Seu último filme foi ''A Forma da água''(2017), vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2018. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taken (2002) - Análise - Uma minissérie fascinante sobre Alienígenas e a natureza humana!

O expresso Polar (2004) - Análise - Mágico e deslumbrante como o Natal!

Spirit: O Corcel Indomável (2002) - Análise - Uma maravilha cinematográfica animada!

Cidade Invisível (Série Original Netflix - 2021) - Análise - O Folclore Brasileiro para adultos!

A Lista de Schindler (1993) - análise - Obra-Prima insuperável de Steven Spielberg!

Fantasmas do Abismo (2003) - Um incrível mergulho pela história!

Curiosidades e fatos sobre o Oscar - Especial RECOMENDO FILMES!

OS 10 MELHORES FILMES DE TERROR NA MINHA OPINIÃO

O Mandaloriano (2019) - Análise - Uma maravilhosa aventura pelo universo de ''Star Wars''!

Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) - Análise - O filme que a Liga da Justiça e os fãs mereciam!