Marvel - Demolidor (Original Netflix - 2015-2018) - Uma das melhores adaptações da Marvel para as telas!
Por: Rudnei Ferreira
O Demolidor foi criado em 1964 por Stan Lee e Bill Everett e apareceu pela primeira vez nas páginas dos quadrinhos na revista ''Daredevil 1'' em abril do mesmo ano. Conhecido como ''O Homem Sem Medo'' ou ''O Demônio de Hell's Kitchen'', o personagem faz parte das obras mais adultas e sombrias do universo Marvel e se tornou um dos heróis mais populares da empresa de quadrinhos. O álter ego do advogado Matthew Murdock participou de várias aventuras, inclusive ao lado de outros super heróis como Homem-Aranha, X-Men, entre outros. Além dos quadrinhos, ele foi adaptado para outras mídias como desenhos animados, jogos de videogame, filmes e séries de televisão.
A primeira vez que o personagem apareceu nas telas em uma versão carne e osso foi em 2003 no filme ''Demolidor: O Homem Sem Medo'', gerando grande expectativa nos fãs que ainda testemunhavam as primeiras adaptações cinematográficas dos quadrinhos da Marvel como ''X-Men - o Filme'' (2000), ''Homem-Aranha'' (2002) e ''Blade - O Caçador de Vampiros'' (1998). No entanto, o longa metragem dirigido por Mark Steven Johnsson (''Motoqueiro Fantasma'' - 2007) e protagonizado por Ben Affleck (''Batman vs Superman: A Origem da Justiça'' - 2016) fracassou nas bilheterias e recebeu muitas críticas negativas, fazendo com que os direitos de adaptação do herói retornassem para a Marvel. E foi graças a uma parceria com a Netflix que finalmente tivemos a oportunidade de conferir uma versão digna e respeitosa do Demolidor em uma série espetacular de três temporadas. ''Marvel - Demolidor'' é tudo o que os fãs e admiradores do super-herói pediram e muito mais.
A super produção da Marvel/Netflix nos conta a jornada de Matt Murdock (Charlie Cox), um jovem que perdeu a visão ainda criança depois de um grave acidente. No entanto, mesmo cego, seus outros sentidos foram apurados, dando a ele incríveis dons e habilidades. O tempo passa e Murdock, agora adulto, trabalha como advogado na cidade de Hells' Kitchen, em Nova Iorque. Durante o dia, Matt é um homem defensor da lei, mas a noite, graças a suas inacreditáveis habilidades, ele assume o manto do Demolidor, um super herói mascarado que vaga pelas noites combatendo os criminosos da cidade e lutando contra inimigos poderosos como Wilson Fisk (Vincent D'Onofrio), mais conhecido como Rei do Crime, uma organização secreta denominada O Tentáculo e um perigoso assassino conhecido como O Mercenário (Wilson Bethel). No caminho, ele conta com a ajuda dos seus parceiros de advocacia Foggy Nelson (Elden Henson) e Karen Page (Deborah Ann Woll), a enfermeira Claire Temple (Rosário Dawson) e misteriosas figuras como Frank Castle, o Justiceiro (Jon Bertnthal) e a ninja assassina Elektra (Élodie Yung).
''Demolidor'', ou no original ''Daredevil'', foi a primeira parceria da Marvel com a Netflix e trata-se da primeira de um total de quatro produções contando a história dos quatro super-heróis que juntos formam o grupo ''Os Defensores'' nas HQs: Demolidor, Jéssica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. Contada a história do quarteto, eles finalmente se reuniriam em uma série própria, no mesmo estilo que a Marvel fez com Os Vingadores. No entanto, é seguro dizer que a série protagonizada pelo demônio de Hell´s Kitchen é disparada até hoje a melhor dessa parceria Marvel/Netflix, além de ser um consenso entre o público e a crítica que ela é também uma das melhores produções do gênero. ''Marvel - Demolidor'' respeita tudo o que o personagem representa, além de se preocupar com a fidelidade em relação ao material original em que se baseia, ou seja, os quadrinhos, diferente do fraquíssimo filme de 2003 onde Ben Affleck interpreta o herói.
E diferente dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), a série possui um tom bem mais adulto, sombrio e pesado, com momentos violentos, brutais e chocantes. Isso se vale por causa da alta classificação indicativa de 18 anos que deixa claro que essa é uma produção totalmente voltada para adultos, algo que iria perpetuar nas demais séries dessa parceria da Marvel com a Netflix. Portanto, embora seja uma obra envolvendo um super herói, a série não é nem um pouco recomendada para crianças, não se você quiser evitar perguntas embaraçosas ou traumas nos pequenos. Era exatamente isso que faltava no gênero em uma produção televisiva, cuja a maioria das produções podem ser vistas por crianças e jovens. Vale ressaltar que ''Logan'' (2017) e ''Deadpool'' (2016) já haviam trazido essa pegada adulta para o universo dos super heróis no cinema. E para quem conhece a maioria dos quadrinhos da Marvel, sabe muito bem que a maioria das suas histórias não são nem um pouco recomendadas para um público infantil. O Demolidor faz parte desse universo dark e sombrio e a série faz questão de ser fiel a isso. Felizmente para nós.
Com a intenção de se aproximar o máximo das histórias em quadrinhos, a produção se preocupa em encher os olhos do espectador com a sua qualidade visual. A cinematografia é espetacular, com uma fotografia de tons escuros que contribuem para a pegada mais realista e sombria da trama. As cenas de ação são violentas e muito bem coreografadas, com movimentos e planos de câmera que as valorizam. E graças ao ótimo trabalho de montagem, tais sequências são muito empolgantes e cheias de momentos marcantes, como a fantástica e já icônica luta no corredor na primeira temporada, toda realizada através de plano sequência sem cortes de câmera. Esse segmento é tão bom que foi reproduzido na segunda temporada. O trabalho de figurino acaba sendo outro acerto, cujo grande destaque é o uniforme do herói, bem semelhante e fiel aquele representado nas páginas dos quadrinhos. A cenografia permite detalhar os cenários que em muito lembram a cidade de Hell´s Kitchen nas HQs. É notável o comprometimento dos realizadores em ser fiel a esses elementos quadrinhesco. Além disso, o roteiro levanta questões como fé, religião, fanatismo e as opiniões públicas e pessoais sobre quem é herói e quem é vilão na sociedade e o que os define. Questões sociais quase sempre estão presentes nas histórias de super-heróis, tanto nos quadrinhos quanto em suas adaptações para outras mídias. E em ''Marvel-Demolidor'', tais assuntos e questões são muito bem inseridos e bem trabalhados dentro do enredo e da proposta da série.
Além da trama, que em um contexto geral é muito bem construída, temos ótimos personagens. E todos eles são muito bem escritos e bem desenvolvidos. Charlie Cox traz carisma e muito talento na sua responsabilidade de interpretar o herói. O astro tem presença, boa forma e ótima fisicalidade nas sequências de ação, além de ser a personificação perfeita tanto de Matthew Murdock quando do Demolidor, nos fazendo esquecer completamente de Ben Affleck e sua constrangedora versão do homem sem medo que foi para o cinema. Os coadjuvantes são tão bons quanto o herói, onde cada um deles tem o seu momento para se destacar. Elder Henson está ótimo como o parceiro e amigo de Matt, Foggy Nelson. É um personagem divertido, mas que também arrasa nos momentos em que está mais sério e comprometido. Déborah Ann Wolf traz beleza, simpatia e o tom dramático certo para sua Karen Page, cuja a personagem, assim como o protagonista, tem os seus dilemas e conflitos internos. Juntos, o trio se sai muito bem. Jon Bernthal, Élodie Yung e Wilson Bethel também já tiveram os seus personagens representados no cinema, mas nenhum dos seus intérpretes anteriores conseguiram personificar tão bem as misteriosas figuras do Justiceiro, Elektra e Mercenário quanto eles ao longo dessas três temporadas. O mesmo pode ser dito de Vincent D'Ofrio e sua impactante performance como o famoso Rei do Crime da Marvel, que nos quadrinhos é também o grande arque inimigo do Homem-Aranha. Não podemos esquecer da bela Rosario Dawson que faz uma participação especial, porém, com um importante papel não apenas nesse universo do Demolidor mas também nas demais séries que vieram depois dessa. Outros personagens e seu elenco que aparecem ao longo das três temporadas influenciam de alguma maneira na história principal e todos eles convencem.
Sombria, violenta, eletrizante, arrasadora e espetacular. Assim pode ser descrita ''Marvel - Demolidor''. Não há dúvidas de que a parceria Marvel/Netflix resultou em uma das melhores produções baseadas em histórias em quadrinhos de todos os tempos. Bem realizada e com atuações não menos que ótimas, essa sim é uma obra que honra e respeita o que o personagem representa nos espetaculares quadrinhos de Stan Lee e Bill Everett. Além disso, é uma série obrigatória para os amantes do gênero.
Nota: ★★★★★★★★★★ 10
MARVEL - DEMOLIDOR (DAREDEVIL - 2015-2018) - Ação/Aventura/drama. 39 episódios distribuídos em 3 temporadas. Duração: 50 a 60 minutos por episódio. CRIADA POR: Drew Goddard. ELENCO: Charlie Cox, Deborah Ann Woll, Vincent D'Onofrio, Elden Henson, Jon Bernthal, Élodie Yung, Rosario Dawson, Wilson Bethel, Ayelet Zurer, Scott Glenn, Geoffrey Cantor. CLASSIFICAÇÃO: 18 anos. NOTA NO ROTTEN TOMATOES: 92%
CURIOSIDADES:
- Antes de ganhar uma nova versão na série da Netflix, o Demolidor iria ganhar um reboot no cinema depois do fracasso do filme de 2003. David Slade (A Saga Crepúsculo: Eclipse) seria o diretor e o roteiro iria focar no lado mais sombrio e violento das histórias do herói, exatamente como nos quadrinhos. No entanto, Slade abandonou o projeto para trabalhar na série ''Hannibal'' e o projeto foi deixado de lado. Com isso, os direitos do personagem retornaram para a Marvel.
- Além de Charlie Cox, outros três atores já interpretaram Matt Murdock/Demolidor nas telas. Ben Affleck deu vida ao personagem no filme de 2003 dirigido por Mark Steven Jonhsson. Rex Smith interpretou o demônio de Hell's Kitchen no filme televisivo ''O Julgamento do Incrível Hulk'' de 1989 que tinha Lou Ferrigno na pele do gigante esmeralda. Já Edward Albert dublou o personagem na versão original do clássico desenho animado do Homem-Aranha de 1994.
- A série faz parte do mesmo universo presente nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) como ''Homem de Ferro'', ''Capitão América'', ''Thor'' e ''Os Vingadores''.
- Originalmente, a Marvel e a Netflix planejaram que a série tivesse apenas a primeira temporada com os seus 13 episódios. No entanto, devido ao sucesso, mais duas temporadas foram encomendadas.
- Com o fim do contrato entre as duas empresas, ''Demolidor'' foi cancelada pelos seus realizadores após a terceira temporada.
- Com a critica e os fãs elogiando o desempenho de Jon Bernthal como o Justiceiro na segunda temporada, a Netflix, mais uma vez em parceria com a Marvel, produziu uma série derivada do personagem, tendo o ator mais mais uma vez interpretando o anti-herói álter ego de Frank Castle. No total, foram duas temporadas.
- O sucesso de público e crítica de ''Demolidor'' permitiu que a Marvel e a Netflix dessem continuidade nos seus planos de expandir esse universo compartilhado em outras quatro séries: ''Jéssica Jones'' (2015-2019), ''Luke Cage'' (2016-2018), ''Punho de Ferro'' (2017-2018) e ''Os Defensores'' (2017).
Comentários
Postar um comentário