Matrix Reloaded (2003) - Análise - Inferior, mas ainda assim, uma boa sequência!


 Por: Rudnei Ferreira


1999 foi um ano grandioso para o cinema, com excelentes produções cinematográficas. Entre elas, tivemos ''Matrix'', um filmaço de ficção científica e ação escrito, produzido e dirigido pelas irmãs Lilly e Lana Wachowski. O longa revolucionou o cinema com seu roteiro brilhante e seus efeitos visuais espetaculares e revolucionários. Pensado como uma trilogia e com o sucesso estrondoso de público e crítica do primeiro filme, as irmãs Wachowski seguiram e frente com a saga de Neo, Morpheus e Trinity. 

 Quatro anos depois, ''Matrix Reloaded'', a aguardada sequência do filme de 1999 chegou às telas, ampliando ainda mais o universo Cyberpunk criado pela dupla de irmãs. Prometendo ser ainda mais grandioso, o filme se mostrou sendo inferior ao seu ótimo primeiro capítulo. Porém, isso não quer dizer que o filme é ruim. Longe disso. Ainda assim, consegue ser uma sequência de respeito para uma das maiores sagas cinematográficas do cinema atual. 






No segundo capítulo da trilogia, Neo (Keanu Reeves) agora altamente treinado e cheio de habilidades, aceitou o seu destino de ser o messias escolhido para acabar com a guerra entre humanos e máquinas. Porém, com o retorno de um poderoso inimigo, Neo, Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss) precisam encarar novos desafios em busca de respostas sobre a Matrix e como destruí-la, ao mesmo tempo que terão de lutar desesperadamente pela salvação de Zion, a última grande cidade habitada pelos sobreviventes do conflito e que agora está marcada para ser dizimada pelas máquinas de uma vez por todas. 






''Matrix Reloaded'' aposta em uma história mais simples e menos complexa, se comparada ao enredo do primeiro filme. Uma coisa que facilmente se nota é que os temas filosóficos e reflexivos presentes nos diálogos e no roteiro foram deixados de lado para dar espaço para a ação. Tais temas ainda estão presentes na trama desse segundo filme mas, honestamente, não são o foco principal. O roteiro, na verdade traz uma série de acontecimentos aleatórios, usados como desculpa para a ação. Não que isso seja ruim, mas fica bem evidente as mudanças em relação ao primeiro filme, que possuía uma história bem mais inteligente. Mesmo assim, a trama tem como principal tema o poder da escolha e a causa e consequência de uma decisão. ''Matrix Reloaded'' funciona mais como um grande Blockbuster, que se vende pelo seu visual deslumbrante e nem tanto pela história. 

Alguns momentos destoam do restante do filme e se tornam um tanto quanto desnecessários, como a sequência da festa rave nas cavernas de Zion ou a cena de sexo de Neo e Trinity. São dois momentos que acontecem ao mesmo tempo e, mesmo que visualmente sejam bem dirigidos, são mais longos do que o necessário e nada acrescentam ao restante da narrativa. Mas são apenas algumas observações que não comprometem o resultado final. 






Já que esse segundo capítulo se vende pelo seu visual, o filme realmente é digno de muitos elogios nesse quesito, Especialmente na já citada ação. As sequências são vibrantes, energéticas e muito bem dirigidas. As irmãs Wachowski já haviam mostrado no primeiro filme que sabem dirigir sequências espetaculares de ação. E aqui, não seria diferente. Destaque para o espetacular combate entre Neo e o Agente Smith (Hugo Heaving) e seus vários clones, a perseguição na rodovia e a luta eletrizante que acontece na mansão do Merovingian (Lambert Wilson). 

Os efeitos visuais são ainda mais impressionantes, já que esse segundo filme é, nesse aspecto, mais carregado que o primeiro. Todos os elementos visuais que envolvem o mundo da Matrix continuam funcionando perfeitamente bem e surpreendendo a cada nova ideia. O design de produção é riquíssimo em detalhes, com um excelente uso dos elementos que compõem a Mise-en-scène.  A construção de mundos é imponente e fascinante, especialmente no que diz respeito a cidade de Zion. Sendo apenas mencionada no longa de 1999, Zion finalmente nos é revelada e seus aspectos visuais impressionam pela imponência e grandeza, nos fazendo crer que tal lugar poderia de fato existir e ser habitado. Embora o filme tenha mais CGI que seu antecessor, os efeitos práticos continuam muito bons. 

A fotografia, com seus tons de verde para a Matrix e tons mais sombrios e cinzas para o mundo real enchem os olhos e a edição de som causa todo seu impacto, especialmente nas cenas de ação. A trilha sonora aposta em musica eletrônica e tons instrumentais, dando ainda mais impulso para as cenas de luta e perseguição e tons mais graves para demonstrar perigo e urgência. Tudo bem orquestrado por uma montagem vibrante. Os figurinos são ótimos e se destacam por serem estilosos e bem produzidos, dando muita personalidade e vendendo bem as principais  características de cada um dos personagens. Conclusão: '' Matrix Reloaded'' nos aspectos audiovisuais, arrasa. 







E o que falar do elenco, que permanece excelente. A trindade formada por Keanu Reeves, Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss mantém a mesma pegada e funcionam perfeitamente bem juntos. Keanu Reeves se destaca por estar ainda mais entregue e a vontade no papel do protagonista, roubando todas as cenas e dando mais camadas a Neo. Glória Foster mantém o carisma e sabedoria vistos no filme anterior com a sua Oráculo e Hugo Weaving convence mais uma vez com seu ameaçador Agente Smith. 

Novos personagens são apresentados e seus intérpretes estão a altura de interpretá-los. As belas Jada Pinkett Smith, Nona Gaye e Monica Bellucci trazem mulheres de personalidade forte e, mesmo que suas participações se resumam a poucas cenas, elas deixam sua marca. Já por parte dos homens, merecem destaque os perigosos gêmeos de Neil e Adrian Rayment, cujo visual, habilidades e poderes chamam a atenção, o habilidoso Seraph, personagem de Collin Chou, o ''francês'' Merovingian de Lambert Wilson e o misterioso ''Arquiteto'' de Helmut Bakaitis, que através de seus complexos diálogos finalmente tenta explicar o que é a Matrix. 










 Mesmo que seja inferior ao seu antecessor, ''Matrix Reloaded'' funciona bem como sequência dessa envolvente história sobre o mundo de Matrix, entregando um bom filme cheio de ação espetacular e um visual de encher os olhos e ainda deixa um gancho muito bom para a conclusão dessa que é uma das maiores trilogias da história do cinema. Vale a pena embarcar nessa aventura que é pura adrenalina e entretenimento. 

Nota: ★★★★★★★★ 8





MATRIX RELOADED (2003) - Ação/Ficção Científica, 138 Minutos. / ESCRITO, PRODUZIDO E DIRIGIDO POR: Lilly e Lana Wachowski. - ELENCO: Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Laurence Fishburne, Mônica Bellucci, Jada Pinkett Smith, Hugo Weaving, Lambert Wilson, Gloria Foster, Harold Perrineau Jr. , Helmut Bakaitis, Nona Gaye, Harry Lennix, Randall Duk Kim, Neil Rayment, Adrian Rayment, Collin Chou, Anthony Zerbe. CLASSIFICAÇÃO: 14 Anos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taken (2002) - Análise - Uma minissérie fascinante sobre Alienígenas e a natureza humana!

O expresso Polar (2004) - Análise - Mágico e deslumbrante como o Natal!

Cidade Invisível (Série Original Netflix - 2021) - Análise - O Folclore Brasileiro para adultos!

Spirit: O Corcel Indomável (2002) - Análise - Uma maravilha cinematográfica animada!

Fantasmas do Abismo (2003) - Um incrível mergulho pela história!

Curiosidades e fatos sobre o Oscar - Especial RECOMENDO FILMES!

A Lista de Schindler (1993) - análise - Obra-Prima insuperável de Steven Spielberg!

O Mandaloriano (2019) - Análise - Uma maravilhosa aventura pelo universo de ''Star Wars''!

Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) - Análise - O filme que a Liga da Justiça e os fãs mereciam!

OS 10 MELHORES FILMES DE TERROR NA MINHA OPINIÃO