MATRIX (1999) - ANÁLISE - BRILHANTE, INTELIGENTE E ELETRIZANTE!


 Por: Rudnei Ferreira


Não há como negar que Lilly e Lana Wachowski são duas talentosas cineastas e roteiristas. Sua carreira cinematográfica conta com um copilado de filmes excelentes como ''V de Vingança'' (2005) e vários outros não tão bons assim como ''A viagem'' (2012), ''Speed Racer'' (2008) e ''O destino de Júpiter'' (2015). Mas foi com um projeto ambicioso e revolucionário que elas conquistaram o mundo do cinema. Estou falando da ''Trilogia Matrix'', considerada uma das maiores e mais importantes franquias cinematográficas do início do século 21. Nessa análise, vou me concentrar no primeiro filme, lançado em 1999, escrito e dirigido pela dupla de irmãs. ''Matrix'' recebeu aclamação do público e da crítica e se tornou um dos melhores filmes de todos os tempos. Toda a trilogia é muito bacana, mas é unanimidade entre cinéfilos no mundo todo de que esse primeiro longa é disparado o melhor filme da franquia. 






O longa se concentra na jornada de Thomas Anderson (Keanu Reeves). De dia, trabalha como programador de uma importante empresa de Software. A noite, ele é Neo, uma habilidoso Hacker que pratica crimes cibernéticos em troca de dinheiro. Mesmo se dando bem nessa vida dupla, Neo sente que algo de estranho paira no ar, enchendo sua cabeça de dúvidas e incertezas. Um dia, ele é procurado pelo misterioso Morpheus (Laurence Fishburne) e pela bela, mas fatal, Trinity (Carrie-Anne Moss) que prometem abrir seus olhos para uma realidade oculta que Neo jamais imaginou que existisse: A Matrix, uma poderosa simulação da realidade, gerada por uma inteligência artificial, cuja a principal função é escravizar os humanos sobreviventes de uma guerra entre homens e máquinas. Morpheus acredita fielmente que Neo é o escolhido de uma profecia que irá acabar com essa guerra cruel provocada pela Matrix. Sendo assim, o agora suposto herói precisa aprimorar suas novas habilidades e se preparar para um confronto épico que poderá decidir o destino da humanidade. Só que eles não contavam com um inimigo inteligente e impiedoso que pode por tudo a perder. 






O roteiro inteligente e muito bem escrito de ''Matrix'' aborda a seguinte questão: e seu tudo o que vemos e vivemos não passasse de uma grande ilusão? E se a realidade que conhecemos fosse na verdade uma grande mentira, criada para nos alienar e esconder algo muito mais sombrio e assustador? É com essa premissa interessante que o longa escrito e dirigido pelas irmãs Wachoski trabalha na verdade com uma poderosa crítica social sobre a alienação das massas e tudo o que pode ter de oculto em uma suposta ''Verdade'' que nos é implantada. Esse tema vai além da ficção e lamentavelmente, se remete a nossa realidade. A humanidade se conforma, na maioria das vezes, com tudo o que é dito e imposto, sem questionar a verdade por trás disso, mil vezes preferindo uma mentira confortável do que uma verdade dolorosa. Muitas vezes, sente que algo de estranho paira no ar, mas não se esforça para descobrir as respostas, preferindo se conformar com tudo que lhe é empurrado goela abaixo. Na verdade, muitos não estão preparados para abrir os olhos para a verdadeira realidade, preferindo viver em um doce mundo de ilusões. 

E é com isso que o enredo gira em torno de uma grandiosa, filosófica e eletrizante ficção científica com elementos Cyberpunk, inspirado em outras obras primas como as animações ''Akira'' (1988) e ''Ghost In The Shell - o fantasma do futuro'' (1995) e até mesmo, em ''Alice no pais das maravilhas''. O roteiro é profundo e cheio de reflexões e filosofias sobre o mundo inquietante e fascinante da Matrix, mas que faz alusões a nossa realidade. E mesmo que tudo tenha vindo das mentes geniais das irmãs Wachowski, é arrepiante e amedrontador de se pensar que tal futuro realmente possa vir a fazer parte da raça humana, tudo por causa do incrível nível de imersão que o filme nos proporciona através dos ótimos diálogos e das ações apresentadas. A história fala também de assuntos como tecnologia e seus avanços, e como isso pode implicar no nosso futuro. Talvez esse avanço não chegue a uma realidade sombria e assustadora como a retratada no filme, mas sem dúvidas gera uma discussão bem legal. 






Não é apenas com seu excelente roteiro que o filme chama atenção. Visualmente, o longa é um espetáculo visual, com efeitos visuais primorosos que revolucionaram o cinema e a arte de fazer filmes. As cenas de ação são incríveis e magistralmente bem dirigidas, onde a câmera das Wachowski não nos deixa perder nem um detalhe, com movimentos e enquadramentos perfeitos e inspiradores, aumentando ainda mais o nível de imersão do público com a história e os personagens. A fotografia possui uma composição perfeita. Repare como o tom esverdeado é constante nas cenas que se passam dentro da Matrix, mostrando algo mais limpo e mais agradável aos olhos. Quando o filme vem para o futuro apocalíptico, o tom muda para cores mais escuras e acinzentadas, representando a realidade suja e acabada em que os personagens se encontram de verdade. A montagem faz uma magnífica transição entre as simulações da Matrix e a realidade, e a edição de som causa grande impacto principalmente nas eletrizantes cenas de ação. A construção de mundos é incrível e muito criativa, tornando tudo muito crível e convincente aos nossos olhos. Cada nova ideia e conceito apresentados pelo enredo nos deixa fascinados. Seja em questões de roteiro quanto de produção, ''Matrix'' é um belíssimo exemplo de algo revolucionário que inspirou outras obras cinematográficas que viriam em seguida. 






O protagonista é extremamente importante e bem desenvolvido. Mas ''Matrix'' possui coadjuvantes tão bons quanto. Keanu Reeves é um protagonista perfeito. O jeitão único e diferente do ator se encaixa perfeitamente na composição do herói. Laurence Fishburne e Carrie-Anne Moss protagonizam ótimos momentos e possuem muita relevância na história, tendo seus momentos para brilhar. Sem contar que o talento e carisma de ambos são inquestionáveis, assim como Keanu Reeves. Os três são perfeitos, e juntos, formam uma das melhores trindades do cinema. 

Não podemos deixar de mencionar o ótimo vilão interpretado pelo competente Hugo Weaving. Além de ser ameaçador e carismático, ele é o responsável por ótimos diálogos que até fazem sentido. E mesmo que eles possam soar como mentira, dão um propósito bem aceitável para as ações do vilão. E o resto dos atores e atrizes presentes na narrativa, embora com menos destaque, também acrescentam algo para a trama. Roteiro incrível, atuações excelentes, ótima direção e um visual arrebatador. Não tinha como ficar melhor do que isso. 






''Matrix'' é um clássico moderno e um exemplo perfeito do que um ótimo roteiro e uma super produção cuidadosamente caprichada são capazes de fazer. O longa das irmãs Wachowski veio para fazer história, servindo de inspiração e revolucionando a indústria cinematográfica. Mais do que um ótimo exemplar de ficção científica e ação, o filme apresenta ideias e conceitos filosóficos muito interessantes e reflexivos. Para quem nunca assistiu essa obra-prima, recomendo que não perca mais tempo. Entre de cabeça e mergulhe fundo e irão encontrar uma experiência fílmica impressionante, inteligente e de explodir mentes. 

Nota: ★★★★★★★★★★ 10




MATRIX (THE MATRIX - 1999) - Ficção Científica/Ação, 136 Minutos. / ROTEIRO E DIREÇÃO: Lilly e Lana Wachowski. - ELENCO: Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Laurence Fishburne, Hugo Weaving, Joe Pantoliano, Gloria Foster, Marcus Chong, Anthony Ray Parker. CLASSIFICAÇÃO: 14 Anos. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taken (2002) - Análise - Uma minissérie fascinante sobre Alienígenas e a natureza humana!

O expresso Polar (2004) - Análise - Mágico e deslumbrante como o Natal!

Cidade Invisível (Série Original Netflix - 2021) - Análise - O Folclore Brasileiro para adultos!

Spirit: O Corcel Indomável (2002) - Análise - Uma maravilha cinematográfica animada!

Fantasmas do Abismo (2003) - Um incrível mergulho pela história!

Curiosidades e fatos sobre o Oscar - Especial RECOMENDO FILMES!

A Lista de Schindler (1993) - análise - Obra-Prima insuperável de Steven Spielberg!

O Mandaloriano (2019) - Análise - Uma maravilhosa aventura pelo universo de ''Star Wars''!

Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) - Análise - O filme que a Liga da Justiça e os fãs mereciam!

OS 10 MELHORES FILMES DE TERROR NA MINHA OPINIÃO