O Último Desafio (2013) Análise - História simples, porém cheia de ação e bom humor!


 Por: Rudnei Ferreira 


Arnold Schwarzenegger é um dos grandes nomes do cinema de ação ao lado de lendas como Sylvester Stallone, Bruce Willis, entre outros. Conhecido por sua carreira como campeão de Fisiculturismo, o astro ingressou no cinema e ficou marcado por filmes como ''O Exterminador do Futuro'' e ''Conan: O Bárbaro'', entre tantos outros. Hoje em dia, Arnold ainda é a estrela de muitos filmes, porém, até então, não fazia um grande papel de destaque desde ''O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas'' em 2003. 

Depois de 10 Anos, em 2013, finalmente o grandalhão austríaco retornou as telas em um papel de grande protagonismo e destaque. ''O Último Desafio'' traz Schwarzenegger envelhecido, mas nos mostra que a idade não o impediu de fazer um bom filme de ação e entregar um bom protagonista. 





  

O longa nos conta a história de Ray Owens, (Arnold Schwarzenegger), um veterano de combate que se tornou o xerife de uma pequena cidade na fronteira do Estados Unidos com o México. Porém, ele vê seus dias de paz e tranquilidade serem abalados quando é informado que Gabriel Cortez (Eduardo Noriega), chefe de um cartel de drogas está chegando até a cidade porque planeja cruzar a fronteira entre os dois países para assim poder escapar das autoridades e chegar até o México. Agora, Ray se une a um pequeno grupo de pessoas para poder deter os planos de Cortez e manter a paz no local. 

A trama que compõe ''O último Desafio'' é bem simples. Nada mais é do que a conhecida jornada do herói que precisa deter as ameaças de um vilão. É clichê e sem novidade nenhuma, algo que com certeza já vimos várias vezes em outros filmes protagonizados pelo próprio Schwarzenegger e tantos outros astros que marcaram o cinema de ação. Mas é justamente esses clichês que fazem ''O último Desafio'' ser um bom entretenimento, pois ele revive o melhor do gênero. Resumindo, pouca história, muita ação eletrizante e bom humor. E a trama é exatamente isso. Uma história bem simples, porém funciona por ter personagens principais divertidos e carismáticos, sequências de ação bem dirigidas, violentas e que empolgam e boas doses de humor que se misturam a esses momentos e resultam em algo agradável e divertido de se acompanhar. É o  típico exemplar do filme que serve para se desligar do mundo por quase 2 horas e se divertir, sem precisar ser complexo ou que vá ficar marcado na história do cinema. 





Embora o roteiro não apresente nada realmente grandioso, o filme possui muitos méritos como a boa direção que sabe extrair o melhor do elenco e conduzir as sequências com muita naturalidade, de maneira que prenda o espectador com seu nível de imersão bem construído. A fotografia, o design de produção e os figurinos dão ao longa um ar de faroeste moderno bem legal, junto com a trilha sonora que é provocativa e agitada, lembrando os clássicos do Western Bang-Bang. É um filme que surpreende pela violência mais gore, contrariando a classificação indicativa de 14 anos, porém, a montagem a constrói com um ritmo divertido e não tão chocante, o que lembra os filmes dirigidos por Quentin Tarantino. E o humor funciona na maior parte do tempo, sendo inserido na medida, não comprometendo e dando leveza aos acontecimentos mais tensos. 

Além da direção e do bom uso da linguagem cinematográfica, ''O último Desafio'' funciona graças ao elenco de estrelas que não se importaram em emprestar seus talentos como atores para um filme de ação de produção simples. Arnold Schwarzenegger volta a dar vida ao típico personagem durão e que é especialista no que faz, causando o terror naqueles que praticam o mal. Na época, no auge dos seus 65 anos, o veterano ator conquista o público com seu carisma e presença em cena. Seu personagem é o típico herói das antigas que tanto marcou os filmes do gênero e ele funciona muito bem também graças ao enredo do filme que procura atrair as plateias mais jovens, mas sem deixar de lado o público mais antigo. Acima de tudo isso, é muito legal e gratificante de ver o nosso eterno ''Exterminador do futuro'' em boa forma, mesmo com a idade, protagonizando grandes cenas de ação. O elenco de apoio, embora em papéis menores, também tem o seus momentos para brilhar. Jaimie Alexander, além da beleza, está bem como uma policial novata que constrói suas características através da fragilidade e da coragem de fazer a coisa certa. O vencedor do Oscar Forrest Whitaker entrega uma boa performance como um agente do FBI cuja missão é prender o vilão principal. Luis Guzmán está no filme como o alívio cômico, assim como Johnny Knoxville, famoso por fazer parte do elenco dos famosos e polêmicos ''Jack-Ass'', conseguindo arrancar algumas risadas do público com seu bom humor e trazendo as loucuras que o fizeram tão famoso para o seu personagem no filme. 

Peter Stormare é muito mais vilão que o próprio vilão. Mesmo sendo caricato e clichê, o ator tem algumas boas cenas. A presença de luxo do elenco, pelo menos para nós brasileiros, é a de Rodrigo Santoro. Embora com poucos momentos em cena, o talento e carisma do ator carioca são suficientes para fazê-lo um personagem marcante, sendo muito bacana de vê-lo dividir a tela com Schwarzenegger. E por último, temos o vilão interpretado pelo ator espanhol Eduardo Noriega. O roteiro até tenta construí-lo como uma grande ameaça, com habilidades impressionantes. Porém, não passa de mais um antagonista que também é caricato, estereotipado e clichê, terminando sua participação de maneira menos impressionante do que devia. Mas dá para entender o porquê, já que a grande sacada do enredo é apresentar o xerife de Arnold Schwarzenegger como um grande herói. Mesmo com bons personagens e outros nem tanto assim, uma coisa é certa. Todo o elenco parece está se divertindo em cena, o que faz toda a diferença. 





''O último Desafio'' é bem simples e familiar e não apresenta nada de novo ao gênero. Mas para quem procura um longa de ação eletrizante e bem dirigido, com boas doses de humor e carisma de seu elenco, vai encontrar aqui um entretenimento que vale a pena. Além disso, é uma excelente oportunidade para os fãs e admiradores verem Arnold Schwarzenegger em boa forma, provando que ainda tem muito gás e é capaz de protagonizar um bom filme de ação a moda antiga. Sem dúvida, um filme divertido e empolgante que entrega exatamente o que se propõe a fazer.  

Nota: ★★★★★★★★ 8




O ÚLTIMO DESAFIO (THE LAST STAND - 2013) - Ação, 107 Minutos. / DIRIGIDO POR: Kim Ji-Woon. - ELENCO: Arnold Schwarzenegger, Rodrigo Santoro, Jaimie Alexander, Johnny Knoxville, Forest Whitaker, Peter Stormare, Luis Guzmán, Eduardo Noriega, Zach Gilford, Génesis Rodriguez, Daniel Henney. CLASSIFICAÇÃO: 14 Anos. NOTA NO ROTTEN TOMATOES: 61%

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taken (2002) - Análise - Uma minissérie fascinante sobre Alienígenas e a natureza humana!

Spirit: O Corcel Indomável (2002) - Análise - Uma maravilha cinematográfica animada!

O expresso Polar (2004) - Análise - Mágico e deslumbrante como o Natal!

A Lista de Schindler (1993) - análise - Obra-Prima insuperável de Steven Spielberg!

Cidade Invisível (Série Original Netflix - 2021) - Análise - O Folclore Brasileiro para adultos!

O Predador (1987) - Análise - Arnold Schwarzenegger em sua melhor forma nesse clássico de ação e ficção científica!

Lawrence da Arábia (1962) - Análise - Um clássico atemporal e impressionante em todos os aspectos cinematográficos!

Curiosidades e fatos sobre o Oscar - Especial RECOMENDO FILMES!

Fantasmas do Abismo (2003) - Um incrível mergulho pela história!

O BEBÊ DE ROSEMARY (1968) - UM CLÁSSICO DOS FILMES DE TERROR QUE ENVELHECEU MUTO BEM!