Procura-se um amigo para o fim do mundo (2012) - Análise - Uma dramédia divertida e tocante!
Por: Rudnei Ferreira
2012 foi um ano intenso. Afinal, quem não se lembra do alvoroço causado em cima do dia 21 de dezembro de 2012, onde muitos acreditavam que tal dia seria o fim do mundo por conta de uma profecia presente no antigo calendário do povo Maia. Hollywood não perdeu tempo e se aproveitou da ocasião para lançar filmes catástrofes em cima da data, como foi o caso de ''2012'', dirigido pelo megalomaníaco Roland Emmerich, diretor de sucessos como ''Independence Day'' e ''O dia depois de amanha''. No caso, o filme foi lançado em 2009, mas já aproveitando para mexer com o imaginário do público que temia o que poderia acontecer três anos depois. ''2012'' é um filme legal, mesmo trazendo os absurdos e exageros que são marcas registradas do diretor alemão.
Já no próprio ano de 2012, os céticos deram risada e aqueles que temiam pelo fim do mundo respiravam aliviados, pois como bem sabemos, o temido 21 de dezembro passou e estamos aqui todos vivos. Porém, assim como foi o caso de ''2012'' três anos antes, o cinema mais uma vez brincou com a ideia do fim do nosso planeta e da raça humana. ''Procura-se um amigo para o fim do mundo'' é um filme mais simples e sem a megalomaníaca do longa de Roland Emmerich, nos apresentando uma dramédia sensível e romântica protagonizada por dois dos maiores astros do cinema na atualidade.
O longa nos conta a história de Dodge (Steve Carell), um homem simples e trabalhador que é abandonado por sua esposa (Nancy Carell) depois que recebem a notícia devastadora de que um imenso asteroide esta em rota de colisão com a Terra, e quando isso acontecer, toda a vida no planeta será dizimadas para sempre. Desacreditado com a vida e tentando aceitar a morte iminente que está por vir, tudo muda quando ele conhece Penny (Keira Knightley), sua vizinha de prédio que ele nunca nem tinha dirigido a palavra antes. Conforme vão se aproximando um do outro, a dupla decide aproveitar os dias de vida que lhes restam para realizar seus últimos desejos e ficar em paz.
Com roteiro e direção de Lorene Scafaria, o longa traz uma mistura equilibrada de comédia e drama. Mas é nesse segundo gênero que o enredo possui mais força. Através de uma narrativa simples, porém bem contada, o filme brinca com a questão do que a humanidade faria ao descobrir que o mundo vai acabar e não há nada a se fazer a não ser aceitar o fim. Só a simples ideia ou menção disso já causa um arrepio. Voltado mais para o drama, o longa usa essa suposição para nos fazer analisar e refletir sobre a vida e, principalmente, sobre o tempo que temos para viver e como usamos esse tempo. Somente quando as pessoas se dão conta de que seu tempo está acabando é que a maioria delas percebem o quanto perderam tempo com coisas banais ou a toa, esquecendo de viver e aproveitar daquilo que mais importa, como estar com a pessoa ou pessoas que se ama e, ao lado delas, ter a a oportunidade de vivenciar momentos de extrema felicidade.
''Procura-se um amigo para o fim do mundo'' fala exatamente disso: da importância de viver cada momento como se fosse o último e aproveitar cada dia que Deus nos proporciona enquanto é tempo, com responsabilidade e boa fé. Pois quando esse tempo acaba, só resta o arrependimento de uma vida que não foi vivida e do tempo que foi perdido. Afinal, só se vive uma vez. Mesmo que a carga dramática seja o que mais manda no roteiro, o longa também funciona como uma comédia romântica leve e bem humorada, o que ajuda o público se aproximar e se envolver ainda mais com a história e seus protagonistas.
Lorene Scafaria sabe entreter e criar um bom equilíbrio para a história. Diverte e faz o espectador comprar toda a proposta sem dificuldades e cria uma leve atmosfera de tensão em cima do fato de que um asteroide gigantesco vai colidir com a terra e causar a destruição da humanidade. E acompanhar a história que se desenvolve em cima desse fato contribui para todo o clima imersivo da trama. E realmente funciona. Com um orçamento modesto de 10 milhões, o filme é praticamente uma produção independente de boa qualidade em todos os seus aspectos, contando com cenas bem dirigidas e um ritmo correto. A trilha sonora também merece destaque por ser bem inserida, ilustrando bem os vários acontecimentos e mudanças de tom do filme.
No elenco, o divertido Steve Carell, famoso por vários papéis cômicos em produções de comédia, impressiona com uma atuação mais séria e contida, demonstrando seu grande talento também para o drama. Ele é tímido e carismático e seu jeito de ser facilmente nos conquista. Dividindo a cena com ele, Keira Knightley, além de sua beleza, compartilha do mesmo carisma e talento de Carell. A química entre eles é muito boa e juntos, protagonizam momentos que divertem e emocionam, especialmente nos minutos finais. E o romance entre eles convence, sendo muito cativante.
PROCURA-SE UM AMIGO PARA O FIM DO MUNDO (SEEKING A FRIEND FOR THE END OF THE WORLD - 2012) - Comédia/Drama, 101 Minutos. / ESCRITO E DIRIGIDO POR: Lorene Scafaria. - ELENCO: Steve Carell, Keira Knightley, Adam Brody, Patton Oswalt, Rob Corddry, Melanie Lynskey, Connie Britton, Derek Luke, Martin Sheen, Tonita Castro. CLASSIFICAÇÃO: 14 Anos.
Comentários
Postar um comentário