ESPECIAL ''RECOMENDO FILMES'' - CURIOSIDADES E A LISTA DOS MELHORES FILMES DE STEVEN SPIELBERG


 Por: Rudnei Ferreira 

Steven Allan Spielberg, ou como é conhecido, Steven Spielberg é um dos maiores e mais conhecidos diretores de cinema em atividade. Nascido em Ohio no dia 18 de Dezembro de 1946, o cineasta conta com vários filmes que se tornaram grandes sucessos de público e crítica. Algumas dessas obras cinematográficas se encontram até hoje em várias listas de melhores filmes já produzidos. O diretor americano é conhecido principalmente por trabalhar com histórias de fantasia e ficção científica, com grandes obras desses gêneros na sua filmografia.  Spielberg possui dois Oscars em seu currículo. Em 1993, levou a estatueta de Melhor diretor pelo filme ''A lista de Schindler''. E em 1998 voltou a vencer na mesma categoria pelo filme ''O resgate do soldado Ryan''. Antes dessas duas vitórias, o diretor já havia sido indicado outras várias vezes, não apenas ao Oscar mas também em outras importantes premiações do cinema. 

Pensando em homenagear esse grande profissional da sétima arte, trago uma lista com aqueles que considero os melhores filmes que foram dirigidos por ele e que eu super recomendo. Então, vamos lá: 


A LISTA DE SCHINDLER (1993)




Sem sombra de dúvidas, uma das maiores obras cinematográficas da história do cinema. Steven Spielberg ficou conhecido por definir o cinema Blockbuster, mas demonstra que quando quer falar de assuntos sérios, se sai igualmente bem. Aqui, o diretor traz o seu filme mais íntimo e pessoal, narrando a verdadeira história de Oskar Schindler, um homem que salvou a vida de milhares de Judeus dos horrores nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O longa é uma super produção, com uma riqueza de detalhes impressionantes e cheio de cenas fortes e marcantes, mostrando os lamentáveis acontecimentos que eram comuns no período. O que chama a atenção é a fotografia preto e branco que da um ar de documentário ao longa, transmitindo ainda mais a temática dramática e histórica do filme. Uma obra-prima do diretor, o filme foi vencedor de 7 Oscars, entre eles Melhor Filme, além de sua primeira vitória como Melhor Diretor. 



O RESGATE DO SOLDADO RYAN (1998)




Outro filme do diretor tendo como tema a Segunda Guerra Mundial. E outra obra inesquecível que entrou para a história do cinema. O filme traz um retrato fiel da guerra, não poupando o público de cenas que impressionam pelo seu realismo, violência e brutalidade. A intenção de Spielberg é justamente reproduzir os fatos da maneira mais real possível, tudo para mostrar que em uma guerra não existe glória ou heróis, somente dor e sofrimento. O tom do filme já é estabelecido logo na sua brilhante sequência inicial, na praia da França, muito bem dirigida e impressionante para os mais sensíveis. O elenco espetacular, atuando brilhantemente, completa o espetáculo cinematográfico que é esse filme que recebeu incríveis 11 indicações ao Oscar, levando 5 estatuetas, incluindo a segunda vitória de Spielberg na categoria Melhor Diretor.



JURASSIC PARK: O PARQUE DOS DINOSSAUROS (1993)




Provavelmente um dos maiores sucessos da carreira do diretor. Baseado no livro de Michael Chichton, com roteiro escrito pelo próprio, Spielberg apresenta uma aventura genuinamente divertida, assustadora e inesquecível, com cenas memoráveis do início ao fim. Com ótimos personagens, um excelente roteiro, atuações marcantes de um elenco de peso e efeitos visuais revolucionários e surpreendentes mesmo para os dias de hoje, o filme envelheceu extremamente bem, permanecendo irretocável,  sendo considerado até hoje um dos melhores exemplares do cinema Blockbuster, dando início a uma das maiores franquias do cinema na atualidade. Tamanho sucesso de público também se repetiu com os críticos, tanto que o filme recebeu 3 indicações ao Oscar e venceu em todas elas. 



INDIANA JONES E OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (1981)




Steven Spielberg e George Lucas se uniram para dar vida à um dos melhores personagens da cultura pop. A primeira aventura do arqueólogo aventureiro Indiana Jones é diversão do início ao fim. Uma aventura épica e histórica, com conceitos religiosos, onde tudo é muito bom e funciona de verdade. Roteiro, diálogos, atuações, efeitos visuais e uma das melhores direções da carreira de Spielberg. Tudo isso contribui para que o filme seja um marco cinematográfico até hoje e Indiana Jones, um personagem inesquecível. Aclamado por público e crítica, a produção recebeu 9 indicações ao Oscar, vencendo 4 dessas indicações. 


INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA (1989)




Se ''Os caçadores da arca perdida'' foi um ótimo início para a saga do arqueólogo Indiana Jones, ''A última cruzada'' se mostra um desfecho ainda melhor para a trilogia do personagem. Puro entretenimento de qualidade do início ao fim, o longa possui um equilíbrio perfeito entre aventura, ação e humor, onde a história é contagiante e a dinâmica entre os personagens principais é inquestionável. Indicado à 3 Oscars e vencendo em uma categoria, o filme é um Blockbuster de primeira e um desfecho digno para a trilogia original do personagem. 



TUBARÃO (1975) 




Considerado um dos primeiros grandes Blockbuster do cinema, esse clássico do diretor conquistou os cinéfilos do mundo todo e permanece sendo um dos grandes triunfos de Spielberg. Com uma história eletrizante, o longa conta com efeitos visuais incríveis e uma atmosfera de suspense e horror muito bem construída. Um belo exemplar de como desenvolver bem um roteiro e sua narrativa, tanto que o longa é reverenciado até os dias de hoje, servindo de inspiração para outras obras com o mesmo tema e gerando mais três sequências, todas sem o charme e o brilhantismo desse primeiro longa sob o comando do mestre Spielberg. E como esquecer da arrepiante musica-tema da criatura, memorável quando o assunto é tubarões. Indicado para 4 Oscars, o filme venceu 3 estatuetas. 



CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU (1977)




No ano de 1977 enquanto George Lucas lançava nos cinemas o primeiro filme da saga Star Wars, Steven Spielberg respondia a altura com essa tocante e visualmente fascinante ficção científica. Um espetáculo de luzes e cores, graças aos efeitos visuais deslumbrantes e uma edição sonora tão maravilhosa quanto, Steven definiu um dos primeiros conceitos de história envolvendo E.Ts no cinema,  em um roteiro bem estruturado e uma história mágica, como se fosse um grande sonho cinematográfico. Uma obra fantástica que surpreende e encanta qualquer idade. Com 9 indicações ao Oscar, o longa saiu vitorioso em 2 categorias, além de receber aclamação da crítica e do público, se tornando um verdadeiro clássico. 



JOGADOR N° 1 (2018)





Com ''Jogador n°1'', o diretor traz um roteiro cheio de referências e homenagens a cultura pop em geral. Cada elemento que vemos em cena nos faz lembrar de um filme, livro ou jogo famoso e a maior diversão do filme é poder identificar cada uma dessas referências que estão disponíveis ao longo da trama. Como se tudo isso não bastasse, o filme traz uma história muito divertida e envolvente, com bons personagens, efeitos visuais de encher os olhos e uma excelente direção. É Steven Spielberg na sua melhor forma, relembrando suas raízes no melhor do Blockbuster atual em um filme nostálgico e referencial, que foi indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais. 





MENÇÕES HONROSAS: ET: o extraterrestre (1982), Prenda-me se for capaz (2002), A.I - Inteligência artificial (2001), Lincoln (2012), Minority Report - a nova lei (2002), A cor Púrpura (1985), O mundo perdido - Jurassic Park (1997), Amistad (1997), 


 CURIOSIDADES: 

Steven Spielberg recebeu outras 5 indicações ao Oscar de Melhor Diretor pelos filmes: Contatos imediatos do terceiro grau (1977), Indiana Jones e os caçadores da arca perdida (1981), ET: O extraterrestre, Munique (2005) e Lincoln (2013)

10 de seus filmes receberam indicações ao Oscar de Melhor Filme. Foram eles: Tubarão (1975), Indiana Jones e os caçadores da arca perdida (1981), ET: O extraterrestre (1982), A cor Púrpura (1985), O resgate do soldado Ryan (1998), Munique (2005), Cavalo de Guerra (2012), Lincoln (2013), Ponte dos espiões (2015) e The Post - a guerra secreta (2017). 


Além de possuir duas vitórias na categoria de Melhor Diretor no Oscar, Steven Spielberg também venceu duas vezes o Globo de Ouro na mesma categoria e pelos mesmos filmes, que são A lista de Schindler (1993) e O resgate do soldado Ryan (1998). 






Espero que tenham gostado, meus queridos, desse especial do mestre Steven Spielberg. Até a próxima! 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taken (2002) - Análise - Uma minissérie fascinante sobre Alienígenas e a natureza humana!

O expresso Polar (2004) - Análise - Mágico e deslumbrante como o Natal!

Cidade Invisível (Série Original Netflix - 2021) - Análise - O Folclore Brasileiro para adultos!

Spirit: O Corcel Indomável (2002) - Análise - Uma maravilha cinematográfica animada!

Fantasmas do Abismo (2003) - Um incrível mergulho pela história!

Curiosidades e fatos sobre o Oscar - Especial RECOMENDO FILMES!

A Lista de Schindler (1993) - análise - Obra-Prima insuperável de Steven Spielberg!

O Mandaloriano (2019) - Análise - Uma maravilhosa aventura pelo universo de ''Star Wars''!

Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) - Análise - O filme que a Liga da Justiça e os fãs mereciam!

OS 10 MELHORES FILMES DE TERROR NA MINHA OPINIÃO