O VLOG DO CORINGA - MINISSÉRIE DISPONÍVEL NO YOUTUBE



Por: Rudnei Ferreira

No ano de 2008, os fãs de quadrinhos e do universo do Batman foram contemplados com um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos. ''Batman: o cavaleiro das trevas'' chegou fazendo imenso sucesso na época e foi aclamado por público e crítica, ganhando prestígio até mesmo do Oscar que indicou o filme em 8 categorias. Algo inédito para um filme do gênero. A direção de Christopher Nolan, o ótimo roteiro e as atuações espetaculares são os grandes responsáveis para que '' O cavaleiro das trevas'' seja até hoje considerado uma obra-prima das adaptações de quadrinhos. Entre todas as grandes atuações do filme, uma se destacou das demais: a de Heath Ledger como o Coringa. Sua brilhante e impressionante performance como o palhaço do crime foi amplamente elogiada e lhe rendeu uma vitória ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Infelizmente, o ator veio a falecer no dia 22 de janeiro de 2008, poucos meses depois de ter filmado o longa e, por isso, o Oscar foi entregue postumamente.

Mas tal fato só ajudou a marcar ainda mais Heath Ledger como um dos melhores intérpretes do vilão no cinema. Sua atuação foi tão incrível e memorável que seu Coringa é até hoje uma das melhores encarnações do personagem nas telas e o mantém com louvor na lista dos maiores vilões do cinema ao lado de Darth Vader, Hannibal Lecter, Voldemort, Entre outros. A perda do ator para a indústria cinematográfica foi tão sentida e lamentada que em 2012, ''Batman: o cavaleiro das trevas ressurge'' foi levado às telas, encerrando a magnífica trilogia de Christopher Nolan e o Coringa de Ledger sequer é mencionado, mesmo que a história do filme seja uma continuação direta de ''O cavaleiro das trevas''. Como respeito a lembrança de seu ex-companheiro de trabalho, Nolan preferiu assim. 




Mas os fãs ficaram curiosos para saber qual foi o destino do vilão depois dos acontecimentos vistos em ''O cavaleiro das trevas''. Pensando nisso, tempos depois do lançamento do filme e da morte de Heath Ledger, o ator Scott McClure deu início ao projeto chamado ''O vlog do coringa'', dando continuidade aos acontecimentos vistos no aclamado filme de Christopher Nolan e mostrando a jornada do Coringa depois que foi preso no Asilo Arkhan ao final do filme de 2008. 

''O vlog do coringa'' é uma minissérie com episódios de curta metragem, gravados como se fossem de fato pequenos vídeos caseiros mostrando o dia a dia do vilão no Arkhan. A trama é muito boa, mostrando situações como os pensamentos obscuros do Coringa, suas ações perigosas e perturbadoras, sua mentalidade doentia, mas genial, e sua relação com a doutora Harley Queenzel, que no futuro se tornaria a Arlequina, sua companheira no mundo do crime. Tudo feito com um nível imersivo e envolvente que instiga o público a continuar acompanhando o desenrolar das situações. Mesmo que se trate de uma produção independente, sem qualquer ligação oficial com a DC e a Warner Bros. , a minissérie impressiona pela sua qualidade, tanto em questão de produção quanto de atuações e roteiro. 






O roteiro bem escrito e muito bem desenvolvido nos leva de volta a Gothan City  de Christopher Nolan e de quebra, ainda traz elementos e referências do universo do homem morcego nos quadrinhos para a alegria dos fãs. Tudo feito no mesmo jeito e estilo que Christopher Nolan fez, dando a sensação legítima de que essa história realmente funciona como uma sequência não oficial do filme de 2008. Os atores, mesmo que não sejam conhecidos pelo público, mostram que são talentosos e muito competentes em suas performances. Quem rouba a cena é Scott McClure interpretando o Coringa. Além de muito talentoso, o ator impressiona por sua semelhança com Heath Ledger. Sua maquiagem, figurinos, linguagem corporal, voz e expressões são praticamente iguais ao do falecido ator. O mais legal é que Scott não quis interpretar sua própria versão do personagem, mas sim chegar o mais próximo possível à atuação brilhante de Heath Ledger. E, para a alegria dos fãs, o jovem ator realmente convence e impressiona. Fica claro que ele estudou a fundo a atuação de Ledger no filme e conseguiu reproduzir brilhantemente, trazendo de volta toda a loucura e genialidade do personagem.

 A produção conta com cenas bem feitas de ação e é até mesmo perturbadora e violenta em alguns momentos, explorando a natureza do palhaço do crime. Os diálogos ditos principalmente pelo protagonista são bem escritos e se encaixam muito bem em cada momento ao longo dos episódios. Realmente é um trabalho muito competente e impressionante feito de fã para fã, ao mesmo tempo que homenageia um dos atores mais talentosos de sua geração e que infelizmente se foi cedo demais. 






''O vlog do coringa'' é um trabalho admirável e de muita qualidade, que preserva o legado magnífico deixando por Heath Ledger e Christopher Nolan ao mesmo tempo que serve de homenagem para ambos. Uma iniciativa muito legal de uma equipe muito talentosa que consegue entregar algo quase tão bom quanto o material que se inspirou. Todos os episódios de ''O vlog do coringa'' estão disponíveis no Youtube e é super recomendado para os fãs e admiradores de ''Batman: o cavaleiro das trevas''. 





O VLOG DO CORINGA (THE JOKER BLOGS - 2012) - Web minissérie. 2 Temporadas disponíveis no YOUTUBE. CLASSIFICAÇÃO: 14 Anos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Taken (2002) - Análise - Uma minissérie fascinante sobre Alienígenas e a natureza humana!

Spirit: O Corcel Indomável (2002) - Análise - Uma maravilha cinematográfica animada!

O expresso Polar (2004) - Análise - Mágico e deslumbrante como o Natal!

A Lista de Schindler (1993) - análise - Obra-Prima insuperável de Steven Spielberg!

Cidade Invisível (Série Original Netflix - 2021) - Análise - O Folclore Brasileiro para adultos!

O Predador (1987) - Análise - Arnold Schwarzenegger em sua melhor forma nesse clássico de ação e ficção científica!

Lawrence da Arábia (1962) - Análise - Um clássico atemporal e impressionante em todos os aspectos cinematográficos!

Curiosidades e fatos sobre o Oscar - Especial RECOMENDO FILMES!

Fantasmas do Abismo (2003) - Um incrível mergulho pela história!

O BEBÊ DE ROSEMARY (1968) - UM CLÁSSICO DOS FILMES DE TERROR QUE ENVELHECEU MUTO BEM!